Leitores não confiam nas regras sobre uso de agrotóxicos no Brasil
Agrotóxicos utilizados no Brasil vão ser monitorados para controlar e reduzir os impactos do uso para a saúde
Na enquete de ontem do Campo Grande News, 68% dos leitores responderam que não confiam nas regras sobre uso de agrotóxicos no Brasil. Apenas 18% disseram acreditar, enquanto 14% afirmaram que têm dúvidas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na enquete do Campo Grande News, 68% dos leitores não confiam nas regras sobre agrotóxicos no Brasil. Apenas 18% confiam, enquanto 14% têm dúvidas. O governo, através do Ministério do Meio Ambiente e Embrapa, vai monitorar 53 ingredientes ativos por três anos para reduzir impactos à saúde e ao meio ambiente. A estratégia inclui monitoramento em áreas agrícolas de MG, PR e MS, ampliação do monitoramento de agrotóxicos em recursos hídricos e estudos sobre transporte e impacto dos pesticidas no meio ambiente.
Os leitores também deixaram suas opiniões nas redes sociais. Um deles disse que não há fiscalização rígida e poucas empresas seguem a risca. "O povo pensa no dinheiro e não na saúde", disse outro internauta "Agrotóxicos são caros para aplicar além da dose recomendada", destacou uma leitora.
Conforme a Agência Brasil, os agrotóxicos utilizados no Brasil vão ser monitorados para controlar e reduzir os impactos do uso para a saúde humana e o meio ambiente. Por três anos, 53 ingredientes ativos no país vão ser observados pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A Estratégia de Monitoramento Ambiental de PFOS, que são os produtos derivados de agrotóxicos de difícil degradação no meio ambiente e os próprios agrotóxicos, vai gerar dados sobre a contaminação ambiental por esses produtos. As informações poderão embasar políticas públicas e promover práticas agrícolas sustentáveis.
O plano de acompanhamento desses químicos tem três eixos. Um é a expansão do monitoramento em áreas agrícolas estratégicas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. O outro é a ampliação do Programa Piloto de Monitoramento de Agrotóxicos em Recursos Hídricos. Por último, os estudos vão avaliar como os pesticidas são transportados no meio ambiente e os impactos em mananciais de água.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.