Maioria dos leitores diz que urna eletrônica não é confiável
Ao contrário do resultado pesquisado no País, 53% dos participantes da enquete responderam que “não” confiam na urna eletrônica
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que três em quatro brasileiros apoiam o uso da urna eletrônica, no processo eleitoral do País. Isto representa que 73% dos entrevistados são a favor do uso do equipamento, 23% preferem o retorno do voto em papel e 4% não souberam responder.
O levantamento foi divulgado ontem (3) e o Campo Grande News quis saber a opinião do leitor. Ao contrário do resultado pesquisado no País, a maioria do público do jornal, 53%, respondeu “não” para a pergunta: “Você confia na urna eletrônica?”.
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas em todas as regiões do Brasil, em entrevistas feitas por telefone, entre os dias 8 e 10 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Neste cenário, 69% dos entrevistados disseram confiar muito ou um pouco no sistema eletrônico de votação do País, sendo que 29% disseram não confiar no atual modelo. Segundo o levantamento, a falta de confiança é maior entre as pessoas de 25 a 34 anos, com 26% dizendo confiar muito e 34% não confiarem.