ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Maioria é contra ingresso de atletas em universidade sem prova de conhecimento

Processo seletivo para ingresso de atletas de alto rendimento na UFMS não tem provas de conhecimento nem taxa

Por Raíssa Rojas | 06/02/2025 08:02
Maioria é contra ingresso de atletas em universidade sem prova de conhecimento
Atleta fazendo apresentação de ginástica no Ginásio Moreninho na UFMS (Foto: Álvaro Herculano)

Quando questionados, “ingresso de atletas de alto rendimento em universidade, sem prova de conhecimento, é uma boa ideia?”, 57% dos leitores pensam que todos devem fazer provas, enquanto 22% votaram “Talvez, mas com critérios mais rígidos”, e para outros 21% é uma boa ideia sim e incentiva o esporte.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A maioria dos leitores do Campo Grande News (57%) não concorda com o ingresso de atletas de alto rendimento em universidades sem prova de conhecimento, enquanto 21% apoiam a ideia como incentivo ao esporte, e 22% consideram a possibilidade com critérios mais rígidos. O Programa Pró-Atleta UFMS 2025 oferece 103 vagas em diversas modalidades esportivas, incluindo olímpicas e paralímpicas, com inscrições até o dia 13. O processo seletivo valoriza o desempenho em competições esportivas, visando fortalecer o esporte universitário e o talento esportivo.

Atleta de alto rendimento é um desportista que se dedica ao treino todos os dias com o objetivo de atingir o mais alto nível de desempenho na sua categoria e participar em competições. Nessa rotina de treinamento, o desafio é conciliar e dividir a dedicação entre treinar e estudar. Helen Freire faz parte da minoria que pensa que é uma boa ideia. “Sim, pois é um incentivo para os atletas”, relata nas redes do Jornal. Não houve justificativas da maioria que discorda desse processo seletivo.

Na conciliação na dupla jornada, esses jovens dedicam tempo e esforços compatíveis com os estudos. Essa forma de ingresso na universidade busca fortalecer o esporte universitário e valorizar o talento esportivo, já que as instituições públicas nacionais contam com uma infraestrutura que pode contribuir para o progresso até o nível de alto desempenho.

As modalidades contempladas no edital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul são: atletismo, ciclismo, halterofilismo, skate, badminton, cross training, handebol, surfe, basquetebol, escalada, jiu jitsu, taekwondo, basquete 3x3, esgrima, judo, tênis, beach hand, futebol, karatê, beach soccer, futevôlei, kickboxing, tiro, beach tênis, futmesa, muay thai, vôlei de praia, beach wrestling, futsal, nado artístico,  voleibol, boxe, ginástica, natação, vôlei 4x4 misto, breaking, ginástica artística, rugby 7, xadrez, cheerleading, ginástica rítmica, saltos ornamentais e wrestling (luta olímpica) e tênis de mesa.

Além dos esportes olímpicos citados, atletas praticantes de todas as modalidades paralímpicas estão aptos a participarem do processo seletivo caso preencham os pré-requisitos explicitados no edital.

O processo seletivo para oferta de vagas na graduação por meio do Programa Pró-Atleta UFMS 2025 funciona através da comprovação do desempenho reconhecido em competições esportivas em certas modalidades. São 103 vagas no total e as inscrições terminam no próximo dia 13. A lista pode ser acessada no edital de inscrição.

Maioria é contra ingresso de atletas em universidade sem prova de conhecimento

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias