Maioria dos leitores diz ter presenciado casos de maus-tratos contra animais
A pena para o crime de maus-tratos de cães e gatos é de dois a cinco anos de reclusão
Após os últimos casos de maus-tratos registrados na Capital, o Campo Grande News perguntou aos leitores nesta quinta-feira (26) se já presenciaram cenas de maus-tratos a animais. A maioria, 53%, respondeu que testemunhou.
Nas redes sociais, os leitores comentaram que mesmo denunciando, são poucos os casos que levam à prisão do agressor. “O que adianta denunciar, aí eles prendem e não fica um dia preso?”, indagou a leitora Fernanda Silva. Segundo Renata Capurro, ela fez diversas denúncias e “não adiantou nada”, comentou.
A leitora Lilian Paes Franco afirmou que após ter denunciado, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) compareceu e levou os cães e gatos do vizinho que havia abandonado os animais. “Graças a Deus casa era alugada e 'vazaram' daqui! Animal não é uma coisa qualquer!”, declarou Lilian.
“A pena deveria ser o dobro do que é”, comentou o leitor Anderson Araújo.
De acordo com o Artigo 32 da Lei n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, a pena para o crime de maus-tratos de cães e gatos é de 2 a 5 anos de reclusão. A pena é aumentada caso o animal venha a óbito.