Otimista, maioria acredita que todos se vacinarão contra a covid neste ano
Para isso ocorrer, deve haver agilidade na compra de doses pela União e na aplicação pelos municípios
Maioria (85%) dos leitores que responderam enquete estão otimistas quanto ao processo de vacinação contra a covid-19 no Brasil, em relação a se vacinar ainda em 2021. Apenas 15% acreditam que não receberam imunizante neste ano.
"Espero que até dezembro todos os campo-grandenses sejam vacinados contra a covid-19. Que venha logo uma vacina também para as crianças", escreve Mary Souza nas redes sociais. Vale lembrar que no País, até o momento, não há permissão de que menores de 18 anos tomem vacina, seguindo recomendações médicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
"A esperança é essa, né?", diz a leitora Lucia do Nascimento, "antes sonhávamos com casa e carro e agora o sonho é a vacina", brinca.
Se a entrega de vacinas dos laboratórios esperada pelo Ministério da Saúde for cumprida, o Brasil pode concluir até o fim deste ano a campanha nacional de imunização contra a covid-19, desde que se aplique pouco menos de 1,2 milhão de doses diárias até 31 de dezembro. Essa velocidade já chegou a ser superada mas não
Nessa sexta-feira, o país injetou fármacos que previnem a Covid-19 em 1.211.432 pessoas - a terceira melhor marca num período de 24 horas até agora. O recorde, porém, ocorreu em 23 de abril, quando 1,744 milhão de injeções contra a doença foi parar nos braços dos brasileiros.
Na semana passada, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), ressaltou que a Capital teria capacidade de vacinar até 15 mil pessoas por dia, o que faria com que a campanha fosse concluída ainda neste ano, mas que dependeria, para isso, da chegada de carregamentos grandes de vacina.