Para 84%, debates não foram suficientes para mudar de voto
Lei das Eleições prevê regras para os debates entre candidatos da proporcional
A cinco dias das eleições gerais de 2022, que vão eleger deputados federais, estaduais, senador, governador e presidente da República, o Campo Grande News trouxe na enquete dessa segunda-feira (26) se o leitor já mudou seu voto após assistir a algum debate. A maioria das respostas foi negativa.
Dos leitores que responderam à enquete, 83% disseram que o debate não mudou o voto na urna no dia da eleição. Apenas 17% disseram que após algum debate, mudaram o seu voto para algum dos cargos em disputa.
Vale lembrar que a Lei nº 9504/97 (Lei das Eleições) regula os debates eleitorais a serem feitos com candidatos. Tanto para as majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador), quanto para as proporcionais (vereador e deputado), podem ser conferidas as regras previstas na Lei.
Ela também indica que para a majoritária pode ter todos os que pleiteiam ou em grupos com no mínimo três pessoas.Nas eleições proporcionais, os debates deverão ser organizados de modo que assegurem a presença de número equivalente de candidatos de todos os partidos a um mesmo cargo eletivo e poderão ser em mais de um dia.