ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Você acha útil RG para cães e gatos? Participe da enquete

Documento auxília no combate aos maus-tratos e abandono

Por Raíssa Rojas | 22/04/2025 08:09
Você acha útil RG para cães e gatos? Participe da enquete
Identidade do animal de estimação Xodó (Foto: Murilo Medeiros)

"RG Animal" é o nome oficial do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, mas pode ser chamado também de "SinPatinhas". Na enquete de hoje (22) o Campo Grande News quer saber, você acha útil RG para cães e gatos? Escolha entre "sim" ou "não" e deixe sua opinião nas redes sociais do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O "RG Animal", ou "SinPatinhas", é um sistema de cadastro nacional para cães e gatos, lançado em 17 de abril, que visa aumentar a segurança dos pets em casos de perda e combater maus-tratos. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo gov.br, gerando uma carteirinha com foto e QR code para identificação. Embora não seja obrigatório, o sistema facilita a devolução de animais perdidos aos seus tutores. O Campo Grande News realiza uma enquete para saber a opinião dos leitores sobre a utilidade do "RG Animal".

Sem cobrança de qualquer taxa ou imposto, a iniciativa oferece maior segurança em caso de os pets se perderem e ajuda a combate aos maus tratos. Foi lançada oficialmente no dia 17 de abril o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O Sistema foi criado para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, onde os tutores, ONGs e municípios podem emitir a carteirinha de identificação.

Para cadastrar seu pet é necessário entrar no sistema com sua conta no gov.br e fornecer informações do responsável, como endereço, idade, e também sobre o animal, raça, histórico de doenças e vacinas.

Após esse cadastro será gerado uma carteirinha com a foto do gato ou cachorro, como também um QR code que pode ser impresso e preso na coleira. Não é obrigatório cadastrar o animal, porém a iniciativa é uma forma de garantir que o animal perdido seja identificado e devolvido ao tutor com mais facilidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias