Você costuma ler os rótulos dos alimentos?
Participe da enquete desta sexta-feira do Campo Grande News
Enquete desta sexta-feira (22) pergunta aos leitores do Campo Grande News se costumam ler, ou não, os rótulos dos produtos alimentícios que são comprados. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.
Foi sancionada hoje a lei 5.740, que obriga os estabelecimentos comerciais que vendem alimentos, a informarem se usam produtos análogos ao queijo, requeijão e a outros lácteos em Mato Grosso do Sul. A nova regra que ganhou fama da "lei do queijo fake" foi publicada pelo governo em Diário Oficial.
Desta forma, bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, sanduicherias, panificadoras, buffets, sorveterias, pubs, empórios e outros estabelecimentos similares deverão informar, destacadamente, no cardápio e em toda e qualquer forma de publicidade, a expressão “este produto não é queijo”.
Todos terão 120 dias para se adequarem a nova regra e a regra vale também para meio eletrônico, braille, áudio e vídeo e serão fiscalizados pelo Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor ), sob risco de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Segundo pesquisa divulgada pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), cerca de 69% dos entrevistados afirmam que leem essas informações. No entanto, o percentual de quem não sabe o que significa, chega a 70%.