Você prefere que a eleição termine em 1º ou 2º turno?
Primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo para o dia 30 do mesmo mês
O ano de 2022 é de eleições para todo o Brasil com a disputa dos cargos para deputados estadual, distrital e federal, senador, governador e presidente da República. As possibilidades de dois turnos são somente para as chamadas eleições majoritárias ao governo e ao Planalto.
Nesta quarta-feira (21), o Campo Grande News pergunta ao leitor se prefere definição em um ou dois turnos? Participe votando na enquete abaixo e na página inicial e deixe seus comentários nas redes sociais.
Nas eleições municipais, realizadas há dois anos, somente cidades com mais de 200 mil votantes têm a chance de segundo turno. Agora, por envolverem cargos nacionais, se houver segundo turno para presidente ou para governador, todas as cidades votam novamente. A primeira data é dia 2 de outubro e a segunda está para o dia 30 do mesmo mês.
Para que o candidato com mais votos seja declaratório vitorioso ainda no primeiro turno, são necessários 50% mais um dos votos válidos.
Desde a redemocratização, o Brasil teve somente uma eleição para presidente definida em primeiro turno, a reeleição de Fernando Henrique Cardoso em 1998. Todas as outras foram para o desempate. Em Mato Grosso do Sul, as últimas duas foram definidas em dois turnos.