Você tem costume de evitar carne vermelha na Semana Santa?
Abster-se do consumo de carne vermelha e frango é uma das práticas ligadas à religião católica neste período
Enquete desta quinta-feira (14), véspera da Sexta-feira Santa, pergunta aos leitores do Campo Grande News se têm costume de evitar carne vermelha durante a Semana Santa. Para responder, vote com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.
Uma das principais datas do calendário da religião católica é a Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.
A celebração ocorre na Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos (dia que marca a entrada de Cristo em Jerusalém) e se encerra no Domingo de Páscoa (dia da Ressurreição de Cristo).
Neste período, fiéis têm práticas e tradições ligadas, principalmente, ao catolicismo - uma delas é a abstinência de carne na Sexta-feira Santa, em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante seu sacrifício ou como forma de afastar do pecado.
Essa tradição é milenar e os religiosos não consomem carne vermelha e de frango - substituindo, costumeiramente, pela proteína do peixe.
A origem desta prática tem algumas hipóteses, mas remonta o século IX, durante o pontificado de Nicolau I, onde foi imposto a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos. Contudo, a prática perdeu força e, atualmente, a Igreja Católica defende a abstenção apenas nas sextas santas.
Além disso, a prática da privação de carne segue vigente - conforme o Código de Direito Canônico, todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, ainda que o jejum possa ser substituído por uma obra de caridade, por exemplo.
Em relação à Páscoa, o jejum era feito em todo o período da Quaresma - os 40 dias anteriores ao domingo - e há quem ainda faça jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.