Antiga escola que já foi Casa da Saúde será centro para atletas
As obras para transformar o local em um centro de desenvolvimento paralímpico começaram neste mês
A antiga estrutura da Escola Estadual Riachuelo, localizada na Rua 11 de Outubro, no bairro Cabreúva, em Campo Grande, vai se tornar em um centro de desenvolvimento para atletas de alto rendimento e paratletas. As obras começaram no dia 4 e vão seguir pelos próximos quatro meses, com inauguração prevista para março.
A informação foi confirmada pelo secretário da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda. Segundo ele, o local vai servir para treinamento tanto de modalidades coletivas quanto individuais.
"O espaço conta com quadra poliesportiva, que propicia a prática de basquete, por exemplo, e salas que permitem estabelecer um centro de lutas", explica. A ideia é atender atletas de todas as idades.
A reforma está sendo conduzida pela SED (Secretária de Estado de Educação) em parceria com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pelo programa Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade. Ele é idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto e usa mão de obra de preso..
O grupo é formado por 25 internos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. O grupo vai revitalizar os dois andares do prédio, pátio, estacionamento, muros e quadra poliesportiva. A previsão do orçamento de R$ 680 mil.
Histórico - A Escola Riachuelo foi inaugurada há 65 anos e atendia alunos da região do Cabreúva, Vila Planalto e Amambai. A escola foi desativada e os alunos reordenados em 2019. Na época, a Câmara Municipal de Campo Grande recebeu manifestações. Antes disso, em 2010, a escola chegou a fechar salas que funcionavam de noite por falta de interessados.
O Campo Grande News noticiou o discurso emocionado da estudante Maria Catarina, que tinha 19 anos à época. “Já choramos, já marcamos várias reuniões e conversamos, mas parece que é tudo tão difícil quando se trata de educação no Brasil”.
Para utilizar o prédio, o Governo do Estado transferiu a Casa da Saúde para o local em maio de 2019. Após a avaliação do Escola Riachuelo em 2023, a Casa da Saúde precisou mudar de forma emergencial para o Centro de Convenções Albano Franco. Desde então, aguardava a reforma.
De maneira provisória a Casa da Saúde está atendendo no Centro de Convenções Albano Franco, localizado a avenida Mato Grosso, 5017 – Carandá Bosque, em Campo Grande.
O local ainda funcionou como local de votação da 35ª Zona Eleitoral. As seções sediadas na antiga escola foram para a Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e Mesquita Islâmica Luz da Fé.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.