Canoagem e stand up paddle devem reunir 100 atletas no Pantanal
Competição estadual do Stand Up Paddle e canoagem que acontece amanhã (6) em Corumbá, na prainha do Porto Geral, está atraindo vários atletas dos esportes, de vários Estados e do país. A partir das 13h, as largadas acontecem da prainha, com participação de mais de 100 competidores das modalidades.
A programação será aberta neste sábado, às 08h, com vivência de stand up paddle e canoagem. As disputas oficiais serão abertas às 13h, e os atletas vão percorrer as águas do rio Paraguai em dois percursos de 4 km e 6 km, ambos no formato de upriver e downriver (subida e descida de rio).
De acordo com um dos organizadores do evento, Pedro Paulo Marinho de Barros, a competição tem organização autônoma, por parte daqueles que praticam o esporte na cidade e no Estado, com apoio da Prefeitura Municipal e da Marinha. “Toda a parte da estrutura, da organização da prova está á cargo do Executivo Municipal e parte de segurança do rio Paraguai, premiação e promoção, está com a Marinha do Brasil, através do Comando do 6º Distrito Naval, que irá ceder também uma aeronave para sobrevoo”, afirma.
A competição está inclusa no calendário festivo da Marinha, em comemoração à data magna dos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. “Essa disputa é uma forma de incentivar a prática desses esportes na cidade, visando também a competição dessas modalidades que é o Pantanal Extremo. Queremos trazer competições à nível nacional e com isso, conquistar mais adeptos, difundindo a imagem de Corumbá”, explicou.
Conforme informações do Diário Corumbaense, a competição é uma realização da APSUP (Associação Pantaneira de Stand Up Paddle), Stand Up Pantanal Corumbá, Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul e Clube de Canoagem Aquidauana e será valida pela 2ª etapa do Stand Up Paddle e 3ª etapa do Estadual de Canoagem.
Atualmente em Corumbá, a modalidade reúne em torno de 12 atletas. “Além disso, receberemos de fora cerca de 50 atletas, e somente do Stand Up Paddle são 30 atletas do Estado, que virão de Aquidauana, Campo Grande, Jardim e Anastácio, além do pessoal da canoagem, que deve ser em torno de 20 pessoas”, finalizou.