ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Costa Rica goleia Comercial e conquista título inédito do Estadual

Cobra do Norte saiu atrás no placar, mas fez quatro no colorado mesmo fora de casa e levou o caneco

Nyelder Rodrigues | 20/05/2021 21:22
Joãozinho comemora gol sobre o Comercial (Foto: Vinícius Eduardo Photo)
Joãozinho comemora gol sobre o Comercial (Foto: Vinícius Eduardo Photo)

Quatro gols para coroar um título incontestável e inédito. O Costa Rica não deu brecha e momento algum nesse Campeonato Sul-mato-grossense - apesar de alguns acreditarem que sim - e conquistou nessa noite de quinta-feira (20) a sua primeira taça de campeão estadual, além de vaga na Copa do Brasil e na Série D 2022.

A trajetória rumo ao título começou ainda em 2020, quando o candidato a prefeito apoiado pelo então chefe do Executivo, Waldeli Rosa, não foi eleito, e sim o opositor Cleverson Alves. A primeira ideia em todo o Estado foi de que o investimento da prefeitura no clube seria encerrado e as atividades interrompidas.

Contudo, aconteceu o contrário. A prefeitura seguiu apoiando financeiramente a equipe e, com aval da Câmara Municipal, tendo o montante de R$ 630 mil disponível para a temporada 2021. Além da troca de prefeito, a cidade viu o comando do time mudar, ficando nas mãos de Melquior Battisti, produtor rural e comentarista esportivo.

Colorado chegou a sair na frente no placar, mas não resistiu ao ímpeto do campeão e foi goleado (Foto: Kisie Ainoã)
Colorado chegou a sair na frente no placar, mas não resistiu ao ímpeto do campeão e foi goleado (Foto: Kisie Ainoã)

O primeiro passo, organizando a casa e seguindo o investimento, foi dado. O segundo era montar um elenco forte e trazer para a cidade, com pouco mais de 20 mil habitantes, um treinador de quilate: e conseguiu. Ito Roque, com boas passagens pelo interior paulista, topou o desafio e veio para o famigerado Sul-mato-grossense.

Campanha - Com elenco formado e treinado, veio a estreia, dia 28 de fevereiro, em casa contra frágil Três Lagoas, em casa. O placar, um 3 a 0. Líder do Grupo B, o time terminou a primeira fase com seis vitórias e dois empates, além de nenhuma derrota.

Os placares seguintes à estreia foram um empate em 1 a 1 com o União (fora), 3 a 0 sobre a Serc (casa), 1 a 0 sobre o Comercial (fora), 1 a o sobre o Três Lagoas (fora), 2 a 0 sobre o União (casa), 2 a 0 sobre a Serc (fora) e 1 a 1 com o Comercial (casa).

Classificado com a melhor campanha entre todos os 10 clubes da competição, o Costa Rica rumou ao hexagonal final com um desafio: desbancar o Aquidauanense, atual vice-campeão, e o Dourados, sensação da primeira fase e campeão da Série B.

E não deu outra: desbancou e por pouco não segue invicto. Na abertura da fase decisiva, uma vitória sonora sobre o Aquidauanense fora de casa, apesar do placar simples de 1 a 0. Na sequência, vitória por 3 a 0 sobre o Dourados em Costa Rica.

Na terceira rodada, o único tropeço do clube costa-riquense: derrota no Morenão para o Operário, time com o qual disputou até a rodada passada a liderança. A recuperação veio na rodada seguinte, com a vitória por 3 a 1 sobre o Comercial.

Já na quinta e sexta rodadas, vitórias por 3 a 0 sobre o União, em Campo Grande, e por 2 a 1 sobre o Aquidauanense, no Laertão. Na sétima rodada, uma 'semifinal antecipada' em Dourados, com um empate em 0 a 0. Na oitava rodada, a 'final antecipada', vitória e praticamente a concretização do objetivo maior do ano.

Equipe da Cobra do Norte que entrou em campo no jogo do título, nesta quinta-feira (Foto: Kisie Ainoã)
Equipe da Cobra do Norte que entrou em campo no jogo do título, nesta quinta-feira (Foto: Kisie Ainoã)

Título - Hoje à noite no Morenão, o duelo foi marcado pela indefinição do horário entre 21h e 19h, além de quase um quebra do toque de recolher - se iniciasse às 21h, só terminaria por volta da 23h, uma hora depois da limitação de 22h.

Com o duelo começando às 19h, praticamente o título não foi visto ao vivo, exceto por quem acompanhou uma live improvisada no Facebook pelo radialista Anselmo Duarte ou pelas tradicionais rádios. Mas isso não tirou o brilho da Cobra do Norte.

A bola rolou e com 22 minutos, Biel abriu o placar para o Comercial e colocou uma interrogação sobre a chegada do título. Contudo, o empate veio de pênalti, marcado por Joãozinho aos 45, e deu fôlego para os visitantes.

Na etapa final, tudo diferente. O Costa Rica foi para cima e passou a dominar totalmente aos 20, quando Lucas Paulista foi expulso e o colorado ficou com um a menos. Não demorou e, aos 26, Welder virou o placar. Dois minutos depois, Victor Adame fez o terceiro. Victor também encerrou o marcador, aos 35.

Somada primeira e segunda fase, o Costa Rica chega ao seu primeiro título, por enquanto, somando 42 pontos, vencendo 13 partidas, empatando três e perdendo apenas uma. Faltando uma rodada para o fim do campeonato, foram 33 gols marcados e apenas seis sofridos, além de alcançar aproveitamento de 77%.

Na última rodada, o Costa Rica apenas cumpre tabela em casa contra o União, onde recebe a faixa de campeão. O jogo acontece domingo (23) no estádio Laertão, às 15h. Aquidauanense e Comercial, no estádio Noroeste, e Operário e Dourados, no Morenão, completam a rodada, no mesmo horário.

Nos siga no Google Notícias