De olho na etapa nacional de competição escolar, Capital recebe visita técnica
Representantes do Comitê Olímpico do Brasil estiveram em Campo Grande na 3ª-feira; reunião explicou critérios de escolha da sede
Campo Grande recebeu representantes do COB (Comitê Olímpico do Brasil), na última terça-feira (3), para realização da primeira visita técnica que avaliará a Capital como possível sede da etapa nacional do Jogos Escolares da Juventude 2020. O projeto dos jogos foi apresentado ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, pelo gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.
Durante o encontro, realizado na Governadoria, foram discutidos detalhes dos principais critérios para a definição das sedes. Dentre eles, estão garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, cessão dos locais de competição (10 ginásios, uma piscina olímpica e uma pista de atletismo) e centro de convenções, disponibilidade de leitos da rede hoteleira e meios de transporte para deslocamento interno. .
“A relação institucional é um dos pilares para a constituição dos Jogos, um evento de grande proporção, que atende mais de sete mil pessoas em 15 dias”, destacou Saito.
Segundo o COB, mais de R$ 35 milhões são injetados anualmente de forma direta na economia local. A rede hoteleira é um dos principais setores beneficiados, com a comercialização de aproximadamente 40 mil diárias. No ano passado, o Centro de Convivência dos Jogos serviu quase 90 mil refeições a cerca de sete mil credenciados, em Blumenau-SC.
Ciente dos critérios, Azambuja afirmou que não vai poupar esforços para sediar a competição. “No que depender dos nossos esforços, vamos fazer o possível para sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em novembro. A competição vai fomentar a economia e deixar um legado importante. Temos capacidade de receber bem os atletas, estamos trabalhando para ser um estado carbono neutro e as ações sustentáveis promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro vão ao encontro do que queremos para Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda também acredita que a competição escolar deixará um legado para o Estado. “Em Mato Grosso do Sul, o esporte é tratado como uma política pública essencial e o governador tem demonstrado isso com ações concretas. Estamos prontos para sediar a etapa nacional e tenho certeza que o evento movimentará nossa economia diretamente”.
Também estiveram presentes no encontro os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Carlos Alberto de Assis (Gestão Política da Capital); diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling; presidente da Câmara Municipal, João Rocha; e o deputado Coronel David.
Disputa - A etapa nacional ocorre anualmente em novembro e tem duração de 15 dias, reunindo alunos-atletas de 12 a 17 anos de todas as unidades federativas do país. As modalidades participantes são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez.