ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo

Na Capital, 20 provas de Atletismo, femininas e masculinas, foram disputadas em diferentes modalidades

Por Mylena Fraiha | 07/06/2024 19:27
Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo
Atletas disputam corrida de 150 metros, em pista de Atletismo do Parque Ayrton Senna, na Capital (Foto: Paulo Francis)

Estudantes de várias cidades de Mato Grosso do Sul participaram do primeiro dia de competições da 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul de 2024, que foram oficialmente abertos ontem (6).

De acordo com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), nesta primeira etapa estão inscritos 2.503 atletas, de 12 a 14 anos. Em 2023, a participação na mesma faixa etária foi de 1.797 atletas. Além disso, os Jogos Escolares estão em um novo formato, dividido em quatro blocos, no feminino e masculino. Todos os blocos desta primeira etapa acontecerão na Capital e de forma sequencial.

O primeiro bloco é composto pelas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica), que foram disputadas hoje (7) em diversos pontos da cidade.

Entre os locais que sediaram as competições, está o Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho. O local foi palco para 20 provas de atletismo, femininas e masculinas, disputadas em diferentes modalidades.

Entre elas estão: corrida de 100 metros com barreiras, corrida de 80 metros com barreiras, salto em distância, salto em altura, lançamento do martelo, arremesso de peso, corrida de 150 metros, 3000 metros marcha atlética e 5000 metros marcha atlética.

Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo
Jullia  disputou a corrida de 150 metros, na categoria feminina, e ficou em terceiro lugar (Foto: Paulo Francis)

Uma das atletas que participou da competição de atletismo foi Jullia Moraes Souza, de 14 anos, que representou a delegação de Pedro Gomes. Ela disputou a corrida de 150 metros, na categoria feminina, e ficou em terceiro lugar na disputa. "Tem sido uma boa experiência. Nós conhecemos muitas pessoas, interagimos com o pessoal. É uma experiência única e sempre me emociono com tudo, desde a abertura até a competição."

A jovem atleta explica que tem treinado desde 2022 e, desde então, o esporte se tornou algo importante em sua rotina. "Desde então eu não parei mais. Vejo que melhorou muita coisa em mim, como o preparo físico. E tem se tornado algo presente agora, porque tenho praticado outros esportes, como vôlei. É maravilhoso", explica Jullia.

Para Jullia, o hábito de praticar esportes na escola também virou um incentivo para se dedicar cada vez mais aos estudos. "Eu também consigo levar os dois, porque vira um incentivo. Até porque notas baixas não trazem a gente para aqui. Então vejo como algo positivo.”

Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo
Nos resultados parciais, Kauan ficou em 1° lugar em três modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, salto em distância e arremesso de peso (Foto: Paulo Francis)

Outro atleta que se destacou nas provas de hoje foi Kauan Vinicius Soares Silva, de 13 anos, que representou a delegação de Campo Grande em três modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, salto em distância e arremesso de peso.

Nos resultados parciais, Kauan estava em primeiro lugar em todas as modalidades. “Já tem uns dois anos que eu participo e sempre é muito legal. Vem gente de cada cidade e às vezes nós podemos viajar para outras cidades. É sempre uma troca legal”, explica o jovem atleta de Campo Grande. Os resultados oficiais saem amanhã (8).

Kauan comenta que também tem expectativas de continuar no esporte e, quem sabe, se profissionalizar. “Eu quero continuar praticando e treinando. Quero ver até onde posso chegar e quem sabe sair daqui e competir fora”, explica Kauan.

Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo
Os atletas Diogo Nogueira Barbosa de Oliveira e Vinicius Gonçalves Fontura irão disputar juntos a prova de revezamento 5x80 metros rasos (Foto: Paulo Francis)

No atletismo, algumas provas também poderão ser disputadas em dupla. Os atletas de Pedro Gomes, Diogo Nogueira Barbosa de Oliveira e Vinicius Gonçalves Fontura, ambos de 13 anos, explicaram que irão disputar juntos no domingo (9) a prova de revezamento 5x80 metros rasos.

Eles explicam que estão muito animados com essa oportunidade de competir. “É uma experiência única, porque eu sempre quis participar e agora realizei esse sonho. Agora vamos disputar juntos e vamos torcer um pelo outro”, comenta Vinicius.

Incentivo - Nas arquibancadas ou próximos à pista de corrida, treinadores e professores também se mostram animados e até mesmo orgulhosos dos resultados de seus pupilos. Um deles é o chefe da delegação de Pedro Gomes, João dos Santos Ferreira, que está coordenando uma equipe composta por 16 atletas e 4 técnicos.

Para João, além da disciplina e persistência, o esporte tem sido um importante instrumento na formação intelectual e cívica dos alunos. “É um incentivo ao estudo. Eles precisam estudar e tirar notas boas para competir. O esporte também ajuda na disciplina e no relacionamento com as pessoas. A gente agradece à Fundesporte também, porque é uma formação tanto na parte esportiva quanto na parte cidadã".

Em 1° dia dos Jogos Escolares, estudantes disputam no atletismo
Renata comenta que muitos dos atletas estão participando pela primeira vez da competição (Foto: Paulo Francis)

Já a técnica de atletismo da delegação de Campo Grande, Renata Junko Miyamoto, comenta que muitos dos atletas estão participando pela primeira vez da competição e mostram muita empolgação. "Eles são muito jovens, então para muitos deles é a primeira vez em uma competição com muita gente e atletas de outra cidade. Normalmente eram competições só na cidade. Então vejo que muitos estão empolgados."

Renata também enfatizou o desafio que representa essa competição, já que os primeiros colocados garantirão vagas para o campeonato nacional, os Jebs (Jogos Escolares Brasileiros). "Só que, para muitos, é um desafio, porque os primeiros colocados daqui estão pré-garantidos para o campeonato nacional. Então, muitos vêm aqui para isso", explicou.

Próximos blocos - A 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul de 2024 tem acontecido em Campo Grande e vai até o dia 24 de junho. O evento é organizado pela Fundesporte.

As provas do primeiro bloco encerram na segunda-feira (10). No mesmo dia, será iniciado o segundo bloco, com disputas de basquetebol e futsal. No terceiro, que acontecerá entre 17 e 24 de junho, entram em ação os atletas do handebol e voleibol. Por último, o quarto bloco, que acontecerá de 21 a 24 de junho, terá disputas de ginástica artística, ginástica rítmica, karatê, natação e xadrez.

Essa primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul acontece toda em Campo Grande, nos dias 6 a 24 de junho, com disputas na faixa etária de 12 a 14 anos. Os primeiros quatro blocos serão realizados em Campo Grande. Depois, a terceira divisão acontece em Coxim, e os atletas classificados participam da competição nacional dos Jogos Escolares em Recife.

Confira a galeria de imagens:

  • Jovem atleta durante competição na modalidade salto em distância (Foto: Paulo Francis)
  • Jovem atleta durante competição na modalidade salto em distância (Foto: Paulo Francis)
  • Atletas durante competição na modalidade corrida de 150 metros (Foto: Paulo Francis)
  • Atletas durante competição na modalidade corrida de 150 metros (Foto: Paulo Francis)
  • Atletas durante competição na modalidade corrida de 150 metros (Foto: Paulo Francis)
  • Atletas durante competição na modalidade 3000 metros marcha atlética (Foto: Paulo Francis)
  • Espaço onde foi disputada a modalidade arremesso do peso (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias