Em 20 participações, MS avançou de fase na Série D apenas 4 vezes
Competição começa neste sábado e Estado será representado pelo Operário
Em 20 participações no Campeonato Brasileiro da Série D, os times de Mato Grosso do Sul avançaram de fase somente em quatro oportunidades desde a criação do torneio, em 2009.
A competição nacional começa neste sábado e conta com o Operário como representante sul-mato-grossense. O Galo enfrenta a Ferroviária, em Araraquara (SP), a partir das 16h (de MS), pelo grupo 7.
A primeira vez que um time do Estado avançou de fase na competição foi em 2016 com o Sete de Setembro, de Dourados. No ano seguinte foi a vez do Comercial. Em 2018, o Novo foi quem se destacou. No ano passado o Costa Rica também chegou a avançar de fase. Mas em todos estes casos a campanha sul-mato-grossense acabou na segunda fase.
Esta é a segunda vez que o Operário disputará a quarta divisão do futebol nacional. Em 2019, o Galo terminou sua campanha com a última posição do grupo e somente cinco pontos conquistados, com uma vitória e dois empates, aproveitamento de 27,7% dos pontos disputados.
Além de Operário, Comercial, Costa Rica, Novo e Sete de Setembro, Mato Grosso do Sul já foi representado no torneio por Naviraiense, Cene, Águia Negra, Itaporã, Corumbaense e Aquidauanense. Com o título estadual deste ano, o Costa Rica foi o indicado para o torneio de 2024.
O Campeonato Brasileiro da Série D conta com 64 clubes distribuídos por oito grupos. Os times jogam entre si dentro de cada grupo com jogos de ida e volta. Após 14 rodadas, os quatro melhores colocados avançam para a segunda fase (eliminatória). Os semifinalistas garantem vaga na Série C do ano seguinte.