Vice estadual, Operário 'vira a chave' e busca acesso no Brasileiro
O Galo tem estreia marcada no Campeonato Brasileireo Série D diante da Ferroviária-SP no sábado (6), às 16h
O Operário Futebol Clube, de Campo Grande, estreia no Campeonato Brasileiro Série D no próximo sábado (6), às 16h (de MS). O rival será a Ferroviária, de Araraquara (SP), na Arena Fonte Luminosa. O embate é válido pelo grupo A7 da competição.
A viagem para o interior do Estado de São Paulo está prevista para quinta-feira (4) e o retorno no domingo (7). Além do Galo e do time paulista, o grupo tem Patrocinense-MG, CRAC-GO, Cascavel-PR, Inter de Limeira-SP, Maringá-PR e XV de Piracicaba-SP.
A estreia em casa do Operário será no dia 14, às 16h, diante do XV de Piracicaba no Estádio Jacques da Luz. A partida seguinte também é como mandante nas Moreninhas diante do Patrocinense-MG.
Após o vice-campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 para o Costa Rica no último domingo, resta somente uma competição no ano para o Operário. Em entrevista, o presidente do clube, Nelson Antonio da Silva ressaltou que agora "Mato Grosso do Sul é Operário".
Há de se ressaltar que o Operário garantiu vaga para a Copa do Brasil de 2024, assim como o Costa Rica. No entanto, o Galo só jogará alguma divisão nacional na próxima temporada se subir para Série C. O CREC jogará a Série D pelo Estado no ano que vem.
"Não ser campeão foi um prejuízo enorme para o clube, agora tem que subir para ter calendário em 2024", ressalta Nelson.
Grupo - O presidente comentou que o grupo A7 da competição é uma chave bem difícil. "Para um time que tem pretensão de subir, não pode ficar escolhendo adversário. Com certeza, alguém deste grupo subirá para Série C.", destacou. Nelson complementou que o objetivo é passar de fase e conseguir o acesso.
Avaliação da temporada - O Galo foi vice-campeão estadual, não avançou na Copa Verde (eliminação para o Tocantinópolis na primeira fase nos pênaltis) e foi até o segundo jogo na Copa do Brasil. A queda foi diante do CRB-AL com goleada fora de casa. A avaliação feita pelo presidente satisfatória até o momento.
"A avaliação é positiva, apesar de não ter alcançado o objetivo. Nós conseguimos passar uma fase da Copa do Brasil e a Copa Verde não traçamos nenhum objetivo. Tivemos a oportunidade de passar de fase", destaca.
Elenco - O Operário teve mudanças desde o começo da temporada. O time comandado pelo técnico Celso Rodrigues teve algumas baixas durante a competição. Deixaram o clube os atletas: lateral-direito André Luiz; lateral-esquerdo Jackson Santos; atacante João Bonani; zagueiro Rafael Morisco; e o atacante Diego Paulista.
Para a sequência da temporada, o presidente anunciou os nomes do atacante Firmino (que jogou o estadual pelo Dourados), meio-campo Jean (ex-Costa Rica), volante Lucas Hulk e o lateral-esquerdo Dip.
Alguns deles já estão registrados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com isso, estão liberados para jogar. O presidente destacou que ainda há possibilidade de mais contratações e os contratos dos atletas vão até o final da campanha na Série D.
Estádio - Com a demora para a conclusão das reformas no Estádio Morenão, o clube seguirá jogando no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande. "A obra simplesmente não anda. Aquilo lá está abandonado, dá uma dó", reclama o presidente.
A única saída para o Operário é jogar nas Moreninhas, explica o presidente. "Vamos jogar contra times de estrutura grande lá, vão sofrer o que a gente sofre, infelizmente".
Regulamento da competição - A Série D é composta por 64 clubes das 27 federações de futebol do Brasil. Eles são divididos em oito grupos e jogam entre si em dois turnos na primeira fase. Os quatro primeiros vão a segunda fase.
A segunda fase é com base no cruzamento do grupo 7x8, 6x5, 4x3 e 1x2. Nas quartas de final, a campanha geral é usada como critério para definir o confronto com o 1º colocado enfrentando o 8º e assim sucessivamente.
Os quatro times semifinalistas sobem para a Série C de 2024. Todas as fases mata-mata são de ida e volta.
Confira abaixo os jogos do Operário no 1º turno do Campeonato Brasileiro Série D:
- Ferroviária-SP x Operário - 06/05 - 16h - Arena Fonte Luminosa
- Operário x XV de Piracicaba - 14/05 - 16h - Estádio Jacques da Luz
- Operário x Patrocinense - 21/05 - 16h - Estádio Jacques da Luz
- Maringá-PR x Operário - 27/05 - 18h - Estádio Jacques da Luz
- Cascavel-PR x Operário - 03/06 - 15h - Estádio Arnaldo Bussato
- Operário x Inter de Limeira-SP - 07/06 - 20h - Estádio Jacques da Luz
- CRAC-GO x Operário - 10/06 - Estádio Genevirno da Fonseca