Empate com Operário faz de Costa Rica o campeão sul-mato-grossense de 2023
Com sofrimento no fim e com a vantagem do empate, o CREC chega ao segundo título em três anos
O Costa Rica Esporte Clube se sagrou bicampeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 neste domingo (30). A equipe de Costa Rica empatou com o Operário por 1 a 1. O gol do time local foi marcado de pênalti aos 40 do primeiro tempo por Bruninho. Já o atacante operariano Irapuan empatou aos 49 do segundo tempo.
A equipe consegue o segundo título duas edições após a primeira conquista em 2021. Na ocasião, o título veio no hexagonal final diante do rival do Galo, o Comercial. Com o Estádio Laertão lotado para 2.985 torcedores, foi o primeiro título como local.
A conquista fez o CREC garantir vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2024. Ambos os finalistas já estão na primeira fase da Copa do Brasil de 2024.
O jogo foi disputado, tenso e emocionante até o último momento. Além de Bruninho, um dos heróis do jogo foi o goleiro Rodolfo, do CREC, que fez defesas importantes.
Já no final da partida, aos 49 do segundo tempo o atacante Irapuan, do Operário, recebeu na área e finalizou forte para empatar. Por força do regulamento, o empate no placar agregado deu o título ao time do interior.
A equipe do Costa Rica, do técnico Alexandre Finazzi, foi a campo com 72-Rodolfo, 2-Léo Jr., 3-Luizão, 13-João Victor Teixeira, 17-João Victor de Araujo, 6-Fabinho, 7-Bruninho, 8-Marinho, 9-Edson Evangelista, 10-Gean e 11-Everton Tiziu.
A equipe visitante do Operário, comandada por Celso Rodrigues veio com 12-Samuel; 2-Marlon, 3-Felipe, 4-Marcio Luiz e 6-Hugo Leonardo; 5-Andrei Alba, 8-Fernandinho e 7-Kaique; 9-Jhonny, 10-Juninho e 11-Tony Jr.
Melhor campanha - A campanha começou no grupo A e a equipe terminou com 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e uma derrota. Na sequência, ficou Operário com 15 pontos, Serc com 13, Coxim com oito e o rebaixado Comercial com dois pontos.
Na fase de quartas de final, o time enfrentou o Aquidauanense. Na ida, perdeu por 1 a 0. Em Costa Rica, a equipe aplicou 2 a 0. O adversário seguinte foi o Ivinhema. O Costa Rica avançou com vitória fora e derrota fora por 1 a 0. Por conta da melhor campanha geral, foi à final.
Problemas internos - O CREC protagonizou alguns causos no final da primeira fase. O técnico Rogério Henrique deixou o clube invicto. De acordo com a nota oficial divulgada pela equipe do norte do Estado, o técnico informou que passava por problemas familiares e recebeu uma proposta do Patrocinense, do município de Patrocínio, interior de Minas Gerais. Quem assumiu foi Alexandre Finazzi.
Outro problema foi com o maior artilheiro do Campeonato Sul-Mato-Grossense na história, o atacante Cristiano com 64 gols. O atleta agrediu um colega de time no mesmo dia que recebeu homenagem do clube pelo feito. No dia seguinte, a diretoria do Costa Rica anunciou o desligamento.
Em nota oficial, o Costa Rica explicou que o fato aconteceu depois da vitória de 3 a 0 sobre o Operário no Estádio Laertão. Mesmo com os problemas, a equipe ficou com a melhor campanha geral, que dá a vantagem na final. Foram 12 jogos com oito vitórias, um empate e três derrotas.
Todos os jogos do Costa Rica no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023:
Fase de grupos (turno)
- Costa Rica 2-0 Serc - 1ª rodada
- Operário 0-1 Costa Rica - 3ª rodada
- Costa Rica 2-0 Comercial - 4ª rodada
- Costa Rica 1-0 Coxim - 5ª rodada
Fase de grupos (returno)
- Serc 3-4 Costa Rica - 6ª rodada
- Costa Rica 3-0 Operário - 8ª rodada
- Comercial 2-2 Costa Rica - 9ª rodada
- Coxim 1-0 Costa Rica - 10ª rodada
Quartas de final
- Aquidauanense 1-0 Costa Rica - ida
- Costa Rica 2-0 Aquidauanense - volta
Semifinal
- Ivinhema 0-1 Costa Rica - ida
- Costa Rica 0-1 Ivinhema - volta
Final
- Operário 0-0 Costa Rica - ida
- Costa Rica 1-1 Operário - volta