Futevôlei e Motovelocidade marcam o retorno do público em eventos na Capital
Etapa de Motovelocidade e Brasileiro de Futvôlei receberão públicos limitados
Campo Grande terá um fim de semana esportivo agitado, com dois eventos de diferentes modalidades, realizados com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul. Uma etapa de motovelocidade e o campeonato Brasileiro de Futevôlei vão preencher o calendário de competições neste sábado (22) e domingo (23).
Ambos os eventos marcam o retorno do público após a flexibilização nas medidas de biosseguranças anunciadas pela prefeitura de Campo Grande, que permite a presença de pessoas desde que não ultrapasse 50% da capacidade do local. De acordo com os organizadores, todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão do vírus serão seguidos.
O Autódromo Internacional Orlando Moura, que receberá a segunda etapa da Copa HRT de Motovelocidade, terá portões aberto ao público durantes os treinos classificatórios do sábado e na competição oficial do domingo. De acordo com a organização, o local possui capacidade para receber até 2 mil pessoas, mas para seguir o decreto municipal e ter uma margem de segurança, a entrada será limitada em até 500 espectadores.
“Todos os protocolos de biossegurança serão seguidos em conformidade as medidas recomendadas. O uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social serão obrigatórios entre os presentes, incluindo organização, equipes, convidados e público, que terá acesso gratuito e limitado a 500 pessoas”, esclarece Rodrigo Compagnoni, um dos organizadores do evento.
Para o piloto Ricardo Hayashi, campeão da modalidade Superbike, a volta do público, ainda que de forma limitada, serve para abrilhantar e difundir o automobilismo em Mato Grosso do Sul. “Nossa esperança é trazer a população de Mato Grosso do Sul para dentro do autódromo, Apesar de ainda estar limitado o público, já é melhor do que sem ninguém. Com os portões fechados o evento fica mais triste”.
No sábado (28) pela manhã, a partir das 7 horas, está programado o curso teórico de pilotagem, em seguida, os participantes formam as baterias de treinos. As largadas oficiais acontecem no domingo (29), a partir da 9h.
No mesmo final da semana as quadras de areia da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), recebem jogos do Campeonato Brasileiro de Futevôlei. Esta é a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe uma competição nacional da modalidade. Ao todo, participarão 18 duplas masculinas e 12 femininas de 11 estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco. Os campeões e vice-campeões da etapa garantem vaga no Mundialito, que será disputado no mês de junho.
Além das conhecidas medidas de biossegurança e uso de máscara, a organização limitou a entrada de até 120 pessoas entre convidados e pagantes. O ingresso custará R$ 10.
“Por se tratar de um espaço enorme, caberia muitas pessoas mas nos limitamos a entrada de pessoas, que ficarão em mesas e cadeiras respeitando o distanciamento. A cobrança de ingresso foi feita justamente para ter um controle maior de pessoas. A abertura para o público foi muito importante porque é primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe uma competição da modalidade”, destacou Caroline Shinzato, uma das organizadoras da competição que conta com o apoio da Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv).
No sábado (22), pela manhã, haverá partidas entre atletas amadores. A competição oficial classificatória entre os profissionais terá início às 14 horas. As finais acontecerão no domingo (23), a partir das 8h.