Jogos Indígenas da Capital espera cerca de 400 atletas em sua 9ª edição
A 9ª edição dos Jogos Indígenas de Campo Grande tem a expectativa de ser a melhor edição das disputas. De acordo com a organização 22 comunidades devem participar, totalizando cerca de 400 atletas. As disputas começam oficialmente dia 27, mas dia 20 já tem jogos, pois o voleibol foi antecipado.
A competição acontecerá no Parque Ayrton Senna em seis modalidades. Para participar foram convidadas as etnias Terenas, Guatós, Kimikinau, Guaranís-Caiuás e Kadiwes, além das etnias Xavante e Bororó, oriundos do MT.
As disputas acontecem nas modalidades de atletismo, voleibol, futebol society, arco e flecha, lança e cabo de guerra. As quatro últimas fazem parte dos costumes indígenas e servem para resgatar as tradições nas aldeias.
Líder das Comunidades Indígenas de Campo Grande, Adierson Venâncio, acredita que os jogos representam a integração, o resgate da cultura e da tradição indígena. “Os jogos são uma forma de ficarmos sabendo como estão os indígenas, o que eles estão fazendo, se estão em Campo Grande, se estão estudando ou trabalhando. Serve para integrar e interagir nossa população", afirmou.
Para o Presidente da Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota (Madrugada), os jogos são fundamentais por contribuírem para o desenvolvimento da sociabilidade, das emoções, da inteligência e por fomentar a prática esportiva entre os indígenas. “Os Jogos indígenas têm características específicas, são atividades mais corporais, algumas até lúdicas que envolvem também as modalidades oficiais como futebol, atletismo e voleibol”.
As inscrições para os Jogos Indígenas de Campo Grande já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (14) na sede da Funesp.
Mais informações pelo número 3314-3526.