Melhor colocado de MS, Operário ocupa 108ª posição no ranking da CBF
Flamengo manteve sua hegemonia pelo quarto ano seguido, enquanto o Palmeiras assegurou a segunda posição
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta sexta-feira (9), a atualização do RCN (Ranking Nacional de Clubes), que classifica as equipes brasileiras com base no desempenho nas competições nacionais e internacionais nos últimos cinco anos. O Flamengo manteve sua hegemonia pelo quarto ano seguido, enquanto o Palmeiras, bicampeão brasileiro, assegurou a segunda posição.
Com 239 clubes avaliados, o ranking classifica cinco times sul-mato-grossenses, entre eles o Operário FC, melhor colocado do estado, mesmo sem figurar entre os 100 primeiros. O clube, somando 571 pontos, conquistou ‘ascensão’ ao avançar 93 posições, principalmente pela sua participação na Copa do Brasil, apesar da discreta performance na Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Na sequência, o EC Águia Negra, ocupando a 136ª posição com 380 pontos, reflete sua participação em competições nacionais entre 2020 e 2021, apesar de enfrentar um período na segunda divisão estadual.
O Costa Rica EC, atual campeão estadual e posicionado em 159º lugar com 304 pontos, se destaca como o clube com maior potencial de crescimento em 2024, tendo em vista a participação prevista na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.
O rol dos times sul-mato-grossenses é complementado pelo Aquidauanense FC, somando 80 pontos e na 215ª posição, e pelo Corumbaense FC, que retorna à Série A de MS, ocupando a 223ª colocação com 66 pontos.