MS terá cinco representantes nos Jogos Parapan-Americanos na Colômbia
O Brasil terá a delegação composta por 96 atletas nos jogos sediados em Bogotá entre os dias 2 e 12 de junho
Mato Grosso do Sul terá quatro atletas e uma treinadora na delegação do Brasil para a 5ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A competição acontecerá em Bogotá (Colômbia) entre os dias 2 e 12 de junho. Ao todo, a Seleção Brasileira terá 96 representantes.
Os paratletas sul-mato-grossenses estão nas modalidades de futebol PC e judô. O campo-grandense Gustavo Henrique Marques Alvares está no futebol PC.
Gabriel Ferreira Rodrigues, Kelly Kethyllin Barros Victorio, ambos nascidos na Capital; e Hellen Cordeiro Machado, nascida em Fátima do Sul. A técnica do judô é Anne Talhita Almeida Ferreira Silva. Todos são do Instituto Sul-Mato-Grossense Para Cegos Florivaldo Vargas.
O Brasil terá 96 paratletas nos jogos, convocados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro): 16 no basquete em cadeira de rodas; 8 da bocha; 10 no futebol de cegos; 12 no futebol PC; 10 do goalball; 16 do halterofilismo; 5 do judô; 8 do tênis de mesa; 3 do tênis em cadeira de rodas e 8 no vôlei sentado.
As equipes de atletismo e natação não farão parte da delegação brasileira. Segundo o CPB, o Comitê Organizador Local afirmou não ter condições de oferecer classificação funcional a todos os atletas inscritos nas duas modalidades.
A expectativa é de que 900 paratletas estejam presentes no Jogos, de 21 países. A delegação brasileira já está a caminho de Bogotá, após dois dias de concentração e treinos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
A cerimônia de abertura dos Jogos, assim como as primeiras disputas, acontecerão no sábado (3). No mesmo dia, haverá partidas de basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa.
Retrospecto - O Brasil só não participou da primeira edição dos Jogos, em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. Quatro anos depois, em Bogotá, a delegação brasileira estreou no evento com 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze).
Em 2013, na cidade de Buenos Aires (Argentina), o país teve o seu melhor desempenho e foi campeão com 209 medalhas (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).
Já em 2017, o Brasil sediou em São Paulo. Essa foi a última vez em que os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foram realizados. O Brasil colecionou medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze. A presente edição estava marcada para 2021. Devido à pandemia de covid-19, foi adiada por duas vezes até junho deste ano.
Confira a lista completa dos atletas convocados para compor a delegação brasileira no link.