Nascido em MS, zagueiro de 27 anos aspira sonho de voltar ao Brasil
Luan Leite, de 27 anos, jogou pouco no futebol nacional e construiu carreira na Europa
O zagueiro Luan Leite, de 27 anos, atingiu o objetivo que muitos jogadores ainda nas categorias de base vislumbram, chegar ao futebol europeu. Nascido em Campo Grande, ele não chegou a fazer seletiva em Mato Grosso do Sul e atualmente está sem clube.
A carreira começou no futsal, no time do Sesc e depois pela equipe do Dom Bosco. O futebol de campo entrou na vida do atleta quando ele tinha 9 anos de idade na Escolinha do Héllios Vídeo.
"Nessa escolinha, eu acabei participando de um torneio em São Paulo, com algumas grandes equipes, e acabei me destacando, tendo o interesse desses clubes, e acabei indo para a base do São Paulo aos 10 anos", descreveu Luan.
Depois, ele foi preterido pela equipe do tricolor paulista e chegou ao antigo Red Bull Brasil (hoje Bragantino) aos 14 anos. "Lá que abriu as portas para mim e fiz minha base toda por lá".
Profissionalmente, não teve a oportunidade de atuar em Mato Grosso do Sul. Ele saiu do Estado aos 10 anos de idade sem passar pelas peneiras (nome popular dado às seletivas dos clubes). A família é toda de Campo Grande e ele morava no bairro Mata do Jacinto.
A última vez que estive no Estado foi em junho deste ano, e pretendo voltar agora no final do ano, para ficar um tempo com minha família. É sempre bom estar voltando ao lugar onde eu cresci, e passar esse tempo tão bom com meus familiares", destacou.
A ida para a Europa foi quando ele tinha 18 anos. Luan Leite teve bom desempenho representando o Red Bull Brasil em campeonato na Holanda. Lá, a 'matriz' do clube demonstrou interesse. "E aí teve o interesse do Red Bull Salzburg, da Áustria. Nesse processo, fiquei mais um ano no Brasil, até que com 19 anos eu decidi ir para a Áustria e assim, pois vi que era uma oportunidade muito boa para minha carreira".
Além desse clube, atuou no Liefering, clube-satélite do Red Bull Salzburg. Na Aústria, ainda atuou por SKN St Pölten e Sturm Graz.
No entanto, o sonho dele no momento é voltar ao Brasil para atuar no futebol nacional. "Sempre analiso e trabalho com todas as possibilidades possíveis que possam existir, tanto no Brasil como também continuar jogando na Europa. Atuar no meu país é um sonho, principalmente por ter essa experiência de ir cedo para a Europa. Estarei motivado e preparado se aparecer a oportunidade, da mesma forma que estou preparado para todas as ocasiões", afirmou o atleta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.