Promessas do judô brasileiro tomam conta dos tatames montados no Guanandizão
De olho no ciclo olímpico, evento reúne 377 judocas de 94 clubes brasileiros
Neste sábado (4) e domingo (5), Campo Grande será palco do Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21, uma das principais competições nacionais para as equipes de transição do judô brasileiro. O evento reúne 377 judocas de 94 clubes brasileiros nos tatames montados no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão.
Organizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o Meeting é uma das principais competições nacionais para as equipes de transição do judô brasileiro. Um lugar no pódio do campeonato rende pontos ao ranking nacional da base e, juntamente às outras competições do calendário ao longo do ano, define os representantes do país em estágios internacionais e em competições maiores, como o Pan-Americano e Mundial de cadetes.
“Vamos apurar os atletas que são mais constantes e com melhores resultados para ter uma equipe mais forte representando o Brasil. Então se o atleta for o primeiro do ranking e atingir a pontuação mínima dentro desse ranking e vai estar automaticamente classificado ao campeonato mundial e ao Pan-Americano. Aqui é uma construção, esses atletas da estão no inicio de um processo do caminho que é a seleção principal”, explicou o Douglas Potrich, 43 anos, técnico da seleção brasileira de transição e base.
Além disso da somatória de pontos, o Meeting integra o ciclo olímpico com foco na Olimpíada de Paris-2024. Os 12 melhores colocados na Seletiva Nacional, além dos classificados até a quinta posição em campeonatos brasileiros, Jogos da Juventude e eventos internacionais da modalidade participam do torneio em Campo Grande.
“Essa competição é muito importante no calendário nacional. Os melhores colocados da seletiva anterior estão competindo aqui para a partir daí terem acesso aos eventos nacionais e compor a seleções de categorias de transição”, comentou Thiara Bertoli, gerente de competições CBJ.
Os clubes de Mato Grosso do Sul com atletas são Associação Atlética Judô Futuro, Associação Cano de Judô, Associação Yada de Judô, Associação Desportiva Moura, Clube Sakurá de Judô e Judô Clube Rocha/Rádio Clube. Ao todo, são 28 atletas, sendo 14 atletas no naipe feminino e 14 no masculino.
Confiante, a judoca Maria Júlia Siqueira, 17 anos, que compete no Sub-21 representando o Clube Judô Moura de Mato Grosso do Sul, espera terminar a competição com uma medalho no peito. “Eu treinei bastante, então eu acho que eu estou preparada para conquistar uma medalha. Treino todo dia, duas vezes no dia no mínimo. E tem dias que tem até três treinos. Ano passado meu melhor resultado foi a terceira colocação no brasileiro”, disse.
Representando o a academia Judô Cano de Dourados, Artur Teixeira Corrêa, 16 anos, participou da primeira seletiva do Meeting, mas acabou perdendo a primeira luta em uma chave bastante difícil. Apesar da frustração, o judoca destacou a importância de estar entre os melhores competidores da modalidade.
O evento é gratuito para o público. As disputas tiveram início às 9h deste sábado, com o sub-18. A cerimônia de abertura está marcada para 14h30 e as lutas da categoria sub-21 começam no domingo, também às 9h.
Confira a galeria de imagens: