ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Quatro atletas de MS são confirmados nos Jogos Paralímpicos

Lista parcial foi divulgada pela CPB; resultado final será divulgado no dia 18 de julho

Por Gustavo Bonotto | 29/06/2024 20:37
Fernando Rufino, representante do Brasil na canoagem, é nascido em Itaquiraí. (Foto: Reprodução/CPB)
Fernando Rufino, representante do Brasil na canoagem, é nascido em Itaquiraí. (Foto: Reprodução/CPB)

CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) divulgou, nesta semana, a lista parcial com 124 atletas de 10 modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Entre os destaques, estão quatro nomes sul-mato-grossenses.

Débora Raiza Ribeiro Benevides, que hoje integra a Associação Club de São Bernardo do Campo e Fernando Rufino de Paulo, do Clube de Regatas Aquidauana, são os representantes do estado na modalidade de canoagem.

Nascida em 1995, Débora já conquistou medalha de prata na canoa no Parapan-Americano em Halifax 2022; bronze na canoa no Mundial em Copenhague 2021; ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 em Dartmonth (Canadá); prata na canoa no Mundial de Racice (República Tcheca) 2017; ouro no caiaque no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia); prata na canoa no Mundial da Alemanha 2016; bronze na canoa no Mundial de Milão 2015 (Itália).

A atleta tem má-formação, o que causou atrofia nas pernas. Iniciou no atletismo aos 15 anos, porém, alguns anos depois, viu que seu futuro era na água, com a canoagem.

Já Rufino, aos 39 anos, carrega bons desempenhos em campeonatos mundiais. Natural de Itaquiraí, a 405 quilômetros da Capital, o atleta já conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 em Tóquio na prova masculino.

Entre os outros destaques da carreira, estão uma prata no Mundial em Halifax 2022; prata Parapan-Americano em Halifax 2022; ouro na canoa no Mundial em Copenhague 2021; ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 em Dartmonth (Canadá); bronze no caiaque e prata na canoa no Mundial em Mantemor-o-Velho 2018 (Portugal); ouro no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia); bronze no caiaque no Mundial de Milão (Itália) 2015.

Judô - Os atletas Gabriel Ferreira Rodrigues (60 kg) e Hellen Cordeiro Machado (57 kg) compõem a listagem da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico. "É uma baita oportunidade. Estou empolgado, treinando bastante, me dedicando. Estou muito feliz, quero representar bem o Brasil e o estado do Mato Grosso do Sul”, disse o jovem de 16 anos nas redes sociais.

"Sei que vai ser bem difícil, mas eu quero ir e tentar trazer um bom resultado. Eu vou dar o meu melhor. Sei que eu estou treinando já faz bastante tempo, então eu quero trazer um bom resultado", reagiu Hellen, também pelas redes sociais.

Vem aí - Conforme divulgado pelo Comitê, a listagem completa de representantes será divulgada no dia 18 de julho. Um dos sul-mato-grossenses a serem anunciados é o atleta Yeltsin Jacques, outro medalhista de ouro na edição de 2020, em Tóquio.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias