1º secretário da Assembleia em rota de colisão com secretário
Rota de colisão - A relação do deputado estadual Zé Teixeira (DEM) com o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, não é das melhores. O clima anda tenso ao ponto do parlamentar ter tido uma conversa dura com o governador Reinaldo Azambuja. Nada, no entanto, que ponha em perigo os laços que unem Azambuja e Teixeira.
No limite - Tido como rigoroso na gestão pública, Zé Teixeira anda desanimado com a administração da Assembleia Legislativa. Reclama da herança, das resistências para fazer mudanças na casa e, em conversas reservadas, chega a admitir que pode renunciar ao cargo de primeiro-secretário. O descontentamento chegou ao governador Reinaldo Azambuja.
Reprovados - Se a avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional tiver influencia no voto, a bancada de Mato Grosso do Sul terá sérias dificuldades para se reeleger. Dos 11 parlamentares do Estado, apenas um, Delcidio do Amaral (PT), e assim mesmo em 13º lugar entre os senadores, está na lista dos melhores.
Vai entender – O prefeito Alcides Bernal (PP) ressaltou, ontem, que não é candidato à reeleição em 2016. No entanto, no mesmo discurso, na abertura da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, afirmou que não tem medo de cara feia e pode enfrentar outra eleição contra quem quer que seja.
Esperança – Bernal ainda não desistiu de contar com o PT no primeiro escalão. Ele vem negociando com os petistas para assumir algumas secretarias. Nos bastidores, quem participa da negociação, garante que haverá surpresas.
Cotadas – Bernal não deve mais terminar com as secretarias municipais da Mulher e da Juventude, que foram criadas por ele em 2013. As duas pastas podem ser ocupadas por petistas. O PT ainda pode assumir outras secretarias, como Educação, Obras e Assistência Social, ocupadas por interinos.
Força – Gilmar Olarte quase conseguiu tirar o comando regional do PP das mãos de Alcides Bernal. Fora do poder, ele quase conseguiu a façanha de ver o desafeto afastado do cargo de presidente regional da sigla. Na viagem a Brasília, Bernal abortou a manobra, que visava colocar Elizeu Dionizio na chefia da sigla no Estado.
Recusa – Após postar e apagar o convite para assumir a Secretaria da Mulher no Facebook, a ex-vereadora Tereza Name desistiu da empreitada. Ela desiste pela segunda vez, nos últimos 12 meses, da oportunidade de retornar à politica após 12 anos.
Rondas – Após a manifestação dos estudantes, a Polícia Militar passou a realizar rondas e acabou com os arrastões na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no Bairro Universitário. Os estudantes estão agradecidos pela repercussão do protesto.
Nos bastidores – O Rede, partido criada pela ex-senadora Marina Silva, faz mistério sobre a estratégia em Mato Grosso do Sul. A sigla virou a esperança de quem precisa de mudar de nomenclatura sem correr o risco de perder o mandato.
(colaboraram Antonio Marques e Paulo Yafusso)