ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Cheio de “dados sensíveis”, Caso Sophia volta ao sigilo

Por Anahi Zurutuza, Jhefferson Gamarra e Caroline Maldonado | 02/12/2024 06:00
Feliz, Sophia brinca com bolhas de sabão junto com o companheiro do pai, Igor Andrade; garotinha morreu aos 2 anos e 7 meses, segundo o Ministério Pública, após passar a vida toda sofrendo "castigos" físicos (Foto: Reprodução das redes sociais)
Feliz, Sophia brinca com bolhas de sabão junto com o companheiro do pai, Igor Andrade; garotinha morreu aos 2 anos e 7 meses, segundo o Ministério Pública, após passar a vida toda sofrendo "castigos" físicos (Foto: Reprodução das redes sociais)

Processo fechado – Acumulando “dados sensíveis” em alta velocidade na reta final antes do júri popular, “Caso Sophia” voltou ao sigilo. O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara Tribunal do Júri, fechou o processo no dia 26 de novembro.

Trâmite – O segredo de justiça foi derrubado em setembro do ano passado, quando Pereira dos Santos passou a conduzir a instrução processual. Depois de algum tempo, a documentação que era anexada aos autos passou a ser analisada com mais critério e parte delas passou a ficar em sigilo – relatórios que trazem fotos de nudez ou conotação sexual, por exemplo. Agora, faltando poucos dias para o julgamento de Christian Campoçano Leitheim, de 27 anos, e Stephanie de Jesus da Silva, 26, padrasto e mãe acusados de serem os responsáveis pela morte da menina Sophia, aos 2 anos e 7 meses, o juiz decidiu novamente “trancar tudo”, como precaução. “Para não atrapalhar a preparação das mencionadas partes coloque o processo em sigilo externo, medida mais prática”, determinou.

Melhor defesa é o ataque – Conforme apurado pela coluna, muita das informações sensíveis levadas ao processo aos “45 do segundo tempo” se deve à estratégia da defesa de Stephanie, que resolveu partir para o ataque e apontar Christian não só como o assassino de Sophia, mas como o agressor da mãe da menina, que vítima da Síndrome de Estocolmo, segundo laudo médico, não conseguiu se desvencilhar do ciclo da violência para salvar a filha. Evidências sobre o comportamento sexual do réu também estão sendo incorporados aos autos que já têm quase 5 mil páginas.

Família em festa – Os primos botafoguenses Fábio Trad (ex-deputado federal) e Luiz Henrique Mandetta (ex-ministro da Saúde) celebraram o inédito título do Botafogo na Libertadores. Enquanto Fábio comemorava em frente à TV ao ouvir o apito final da partida contra o Atlético Mineiro, Mandetta compartilhou uma foto vestindo a camisa do Glorioso, registrada no estádio do Engenhão.

Movimentações para 2026 – A dois anos da próxima corrida ao Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não disse se tentará a reeleição. Mas, conforma apurado pela Revista Veja, está mais do que certo que o líder máximo do Partido dos Trabalhadores e do País entrará em nova disputa. A dúvida agora é se ele entrará na campanha eleitoral com a mesma chapa. Geraldo Alckmin pode substituído por integrante de outro partido, especialmente de uma legenda maior do que o PSB e mais ao centro, para agradar parcela do eleitorado conservador.

Cotados – Ainda conforme a Veja, cotados para a função não faltam, do MDB ao PSD. Alguns políticos inclusive já manifestaram interesse de ser vice de Lula em 2026 e no campo das possibilidades aparece o nome da sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB), que teve desempenho surpreendente em 2022, quando alcançou o terceiro lugar na disputa pela Presidência.

Suplementação – Por meio de ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o presidente Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), autorizou a suplementação orçamentária de R$ 360.000,00 para o exercício de 2024. Os recursos serão provenientes de anulação de valores equivalentes que seriam destinados para outros setores.

Suplementação II – O Legislativo Municipal também recebeu no protocolo uma mensagem do Poder Executivo, contendo o projeto de lei nº 34/2024, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 100.000,00. O projeto foi registrado e está em trâmite na Câmara Municipal.

Mulheres do ano – O presidente da Câmara Municipal convocou todos os vereadores para a sessão solene que concederá a homenagem “Mulheres do Ano” a mulheres que realizam ações relevantes no município. A sessão ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2024, às 19h, no Plenário “Oliva Enciso” da Câmara Municipal.

Jornada 6x1 – A Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande convoca os interessados para a Audiência Pública que será realizada no dia 3 de dezembro de 2024, terça-feira, às 18h, no Plenário Oliva Enciso. O evento terá como tema "Fim da Jornada 6x1 - Vida além do Trabalho" e ocorrerá na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Jatiuca Park.

Nos siga no Google Notícias