Concorrência é de 390 por vaga de R$ 27 mil
Ausentes - O cargo é cobiçado, com salário de mais de R$ 27 mil. Mesmo assim, muito candidato faltou à primeira etapa do concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça de MS, realizada no fim de semana. De 5.200 inscritos, compareceram cerca de 3.900, o que representa abstenção de 24,88%.
Briga boa - Mesmo assim, a concorrência continua grande, com a disputa de 390 candidatos por vaga, já que são apenas 10 cargos abertos. Isso sem considerar que 10% do total das vagas são destinadas para candidatos com deficiência e 20% é a cota para negros. E ainda tem muita coisa pela frente, porque no total são 5 fases.
Mérito - Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aprovaram a entrega do Colar do Mérito Judiciário de 2020 ao ministro José Antônio Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal. Ainda não há data para oficializar a homenagem.
É Carnaval - A Prefeitura de Campo Grande lança na manhã desta terça-feira a programação completa do Carnaval 2020. A expectativa é de que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realize evento paralelo ao da Esplanada Ferroviária, para que o público se divida e não ocorra, como sempre, tumulto por conta da quantidade de gente no Centro.
Cancelado - No ano passado, tudo estava certo para baile popular na Avenida Interlagos, apesar da reclamação de moradores da região. Mas na última hora, mesmo com o palco já montado e banda contratada, a prefeitura cancelou o evento, alegando efeitos da chuva.
BBB 20 - As câmeras instaladas na 14 de Julho começaram a funcionar em 10 quadras. São 17 equipamentos que, segundo o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, é aposta para o fim do vandalismo, dos roubos e furtos. Mas se não coibir, pelo menos, devem servir como prova. “As imagens poderão ser requisitadas pelo Poder Judiciário como prova de cometimento de delitos”, lembra o secretário.
Nada mudou - Nem mesmo a mensagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Congresso este ano, falando da prioridade à área econômica em detrimento das pautas de costumes destacadas em 2019, amorna a relação entre Executivo e Legislativo em Brasília (DF). Ao menos, essa é a visão do deputado federal Fábio Trad (PSD-MS).
Feijão apimentado - “Enquanto o presidente Bolsonaro insistir em manifestações despropositadas - não diria polêmicas, porque algumas são tão desastradas que transcendem o caráter polêmico -, sempre vai ter pimenta nessa feijoada”, comparou o parlamentar.
Jogo de cena - Fábio Trad ainda questionou as intenções do presidente por trás das declarações controversas. “Eu confesso que tenho dúvidas se ele não se manifesta de maneira proposital, justamente, para cativar o eleitorado dele. Sendo assim ou não sendo, declarações anti-imprensa, algumas de inspiração autoritária, outras criminalizando soropositivos não fazem bem à democracia, e desagregam o País”, acrescentou.
Pescaria - O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, informa ter na mesa de negociação, pelo menos, "umas cinco opções de propostas" para alteração do decreto que estabelecia a Cota Zero. Mas não adianta pressionar para abreviar a solução. O compromisso é entregar o documento só no final da outra semana. "Ainda não definimos o texto final".