De saída, Reinaldo libera mesmo emendas de todos os deputados
Emendas – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) “pagou” todas as emendas parlamentares, até mesmo as propostas pelo deputado estadual Renan Contar (PSL), que não tem diálogo com a gestão.
De saída – O chefe do Executivo chegou a comentar por aí que não ia usar as emendas no “jogo político”. Liberou R$ 1,5 milhão para cada um dos 24 deputados e não apenas para quem é da base aliada. De saída, ele preferiu não deixar “pendências”.
#MandettaResponde – O ex-ministro da Saúde tá que tá nas redes sociais. Agora, lançou “coluna”, onde responde dúvidas como médico. O #MandettaResponde desta semana, é sobre o uso de máscara. “O momento ainda é de cautela. O uso de máscara ainda é recomendado”, alertou.
Fitness – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) aderiu ao esporte da moda. No fim da tarde dessa sexta-feira (20), divulgou foto em academia de Crossfit. “Tentando ser fitness... kkk.... Chego lá”, postou.
Cidadania – Após mais de dois anos de longa e profunda pesquisa genealógica familiar, com ajuda do acervo do Departamento de Pesquisa e Memória do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Ronildo Garcia de Oliveira, morador de Ribas do Rio Pardo, conseguiu a sua cidadania portuguesa.
Árvore genealógica – Na busca, Ronildo conseguiu dados de mais de 16 gerações da sua família, somando cerca de 500 anos de história. Além de conseguir os dados que precisava para virar cidadão português, descobriu também que seus ascendentes foram desbravadores nas terras sul-mato-grossenses, um dos primeiros do Estado.
Arquive-se - O TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) cancelou de uma vez 70 súmulas, decisões que eram referência para outras. Apenas 21 súmulas seguem em vigor, mas estas ainda estão sob revisão de um comitê.
Agora pode - Uma delas, previa aplicação de multa em caso de suplementações ao orçamento acima do limite, o que levava à rejeição de contas dos gestores públicos. Não há informações sobre a existência de novas súmulas que substituam as anuladas, apenas que as anteriores já tinham sido superadas por outras decisões do TCE.
Nos “finalmentes” – O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, intimou a defesa de Nayara Francine Nobrega dos Santos, assassina confessa de Carolina Leandro Souto, mais conhecida como Karolzinha, em agosto de 2020, a apresentar as alegações finais.
Trâmites – Todos os laudos periciais estão anexados ao autos que somam 246 páginas, audiências foram feitas e acusação já apresentou os últimos argumentos. Após a manifestação da defesa, o magistrado vai definir o que já é quase certo que sim, mandar ou não, Nayara a júri popular.