ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Deputado discreto comemora Bodas de Vidro e se declara

Por Gabriela Couto, Caroline Maldonado, Maristela Brunetto e Anahi Zurutuza | 18/07/2024 06:00
Ilda e Londres em foto de postagem no INstagram.
Ilda e Londres em foto de postagem no INstagram.

Romântico - O deputado estadual Londres Machado (PSD) não costuma explorar muito as redes sociais, mas não deixou passar o aniversário de 58 anos de casamento com Ilda Machado (PSD), prefeita de Fátima do Sul. Chegaram as bodas de vidro. "Agradeço a Deus todos os dias por nossos filhos, netos e bisnetos. São 58 anos caminhando ao seu lado, uma jornada de muito amor e fé", postou. O que a política uniu...

Togas novas - O TJMS deve preencher em breve duas novas vagas de desembargadores, abertas com a aposentadoria de Júlio Roberto Siqueira e, mais recente, Paschoal Carmello Leandro. Publicação desta quarta-feira convocou magistrados a se inscreverem para a vaga de Leandro, que tem como critério a antiguidade. Os interessados têm prazo de cinco dias para manifestar desejo de ter o nome apreciado pelos colegas desembargadores.

Mulheres no topo - A nova lista deve ser analisada em agosto. Primeiro, na semana que vem, os desembargadores vão escolher entre as seis juízas que se inscreveram para a vaga de Siqueira. O TJ fez uma lista somente com magistradas, para atender a determinação do CNJ de que os tribunais tenham mais mulheres nas cortes de julgamento. Das 37 vagas do TJMS há somente duas ocupadas por desembargadoras. Listas somente com mulheres ou mistas devem ocorrer mais vezes até reduzir a diferença.

Número dois - O ex-secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fioreze, se tornou o número dois na Agesul. Nomeado em abril para um cargo de assessor no órgão do Governo Estadual responsável por obras, na quarta-feira ele assumiu novo posto, será o diretor-executivo. O posto muda, mas a publicação aponta que ele atuará cumulativamente e sem aumento de despesas.

Garoto propaganda - O ator, cantor e compositor Gabriel Sater é um dos embaixadores da WWF-Brasil e na quarta-feira (17),  Dia da Proteção das Florestas, foi o garoto propaganda da campanha da instituição. Ele usou sua voz para ampliar o alcance e ajudar a ONG a defender a vida de pessoas e da natureza.

Emotivo - Antes de começar o recesso na Assembleia Legislativa, a casa produziu um vídeo emotivo, para lembrar dos primeiros meses de trabalho em 2024,mostrando votações e a participação do público, mas só quando o povo ficou contente com decisões, claro. Nada de bate-boca ou vaias na edição das imagens.

Balanço - Presidente do Legislativo aproveitou a última sessão do semestre para apresentar o relatório de movimentações das atividades legislativas de 1 de fevereiro a 16 de julho. No total, 190 projetos foram apresentados e 79 foram aprovados. Ainda tramitaram na Casa de Leis outras 2.004 proposições, entre indicações (1.418), moções (345), requerimentos (150) e emendas (91).

Balanço 2 - O Poder Legislativo realizou 71 sessões ordinárias, com 241 votações em Plenário, 6 audiências públicas, 12 seminários e encontros. Além disso, recebeu 13 visitas, entre institucionais e oficiais, e publicou 109 Diários Oficiais do Legislativo. Foram expedidos pela 1ª Secretaria 2.950 ofícios e outros 893 pela Presidência.

Fake nacional – Dois meses depois de ser notícia local, a nomeação de João Cesar Mattogrosso para cargo de diretoria no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, o caso virou fake news nacional. A Agência Lupa, plataforma de checagem de fatos hospedada no site Uol, precisou entrar em ação.

Distorção –  Circulou nas redes sociais postagem afirmando que o “petista” João Cesar Mattogrosso teve a CNH cassada por dois anos, antes de se tornar diretor do Detran-MS. O político, na verdade, é filiado ao PSDB e recebeu como penalidade por excesso de velocidade a suspensão do direito de dirigir por dois meses.

Nos siga no Google Notícias