ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Prefeito de Ivinhema também é o "mais louco” no trânsito

Por Gabriel Neris, Mylena Fraiha e Gabi Cenciarelli | 07/04/2025 06:00



Prefeito de Ivinhema também é o "mais louco” no trânsito

Mais “louco” no trânsito – O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB), que se autointitula “o mais louco do Brasil”, tem divulgado nas redes sociais vídeos que mostram infrações de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Em algumas das postagens, aparece dirigindo uma caminhonete enquanto segura o celular com uma das mãos para filmar. O uso de celular ao volante é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

Voz da experiência – Durante evento no bairro Coophavila II, em Campo Grande, o senador e ex-prefeito da Capital Nelson Trad Filho (PSD) saiu em defesa da prefeita Adriane Lopes (PP), criticada após os estragos causados pelas chuvas. Segundo ele, em seus oito anos como gestor municipal, nunca houve um primeiro trimestre sem problemas como buracos, mato alto e quedas de árvores. Para o senador, o mais importante é a capacidade de reação da administração frente às adversidades climáticas.

Lei do retorno – Ainda durante o evento na Coophavila II, o senador Nelsinho Trad (PSD) recomendou à prefeita Adriane Lopes (PP) acreditar na “lei do retorno” diante das críticas que tem recebido. Para ele, é essencial manter o foco em fazer o bem, independentemente das opiniões contrárias. O senador também reforçou seu apoio à atual gestão municipal.

Ecoturismo – Mato Grosso do Sul passou a comandar a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). A aquidauanense Lejania Malheiros assumiu a presidência da entidade, após eleição realizada em fevereiro. A associação atua na valorização do turismo de natureza, com foco em segurança, sustentabilidade e promoção de experiências conscientes.

Currículo – Turismóloga e ex-presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana, Lejania Malheiros assumiu o mandato à frente da Abeta com a proposta de ampliar o alcance das experiências de ecoturismo no país. “Seguiremos construindo um futuro onde as vivências na natureza sejam cada vez mais acessíveis, responsáveis e transformadoras”, afirmou.

Investimento – O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresenta, na próxima segunda-feira (7), os projetos da UFMS que serão executados com mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares de sua autoria. O lançamento será às 9h, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Os recursos vão financiar ações em áreas como inclusão digital, saúde mental, acessibilidade e extensão rural.

Tem que ter pique para acompanhar – A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, participou da 3ª Corrida da AMA (Associação de Amigos do Autista), evento no qual lançou a campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”. Madrinha da ação, ela correu os 10 km da prova e completou o percurso em cerca de uma hora. Brincando, afirmou que o governador Eduardo Riedel conseguiria acompanhar apenas metade do trajeto e ainda precisa treinar mais.

Perdeu a largada – A corrida e o lançamento da campanha da AMA ocorreram no estacionamento da Assembleia Legislativa, no Parque dos Poderes. O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), chegou após a largada, mas fez questão de apoiar o evento. Mesmo sem participar da prova, vestiu o número de corredor, recebeu medalha simbólica e reforçou a importância de receber iniciativas como essa no Legislativo estadual.

Congresso em foco – A disputa pelo controle da Eldorado Celulose, travada entre a J&F e a canadense Paper Excellence desde 2018, ganhou novo capítulo com a articulação política em Brasília. Durante evento realizado no fim de março, lideranças como o ex-senador Romero Jucá e o ex-ministro José Eduardo Cardozo defenderam a aprovação do PL 2.963/2019, que flexibiliza a aquisição de terras por empresas brasileiras de capital estrangeiro. A proposta segue parada na Câmara dos Deputados desde abril de 2023.

Disputa além da Justiça – Embora a questão entre J&F e Paper esteja em análise no STF, TRF-3 e TJ-SP, os desdobramentos políticos vêm ganhando relevância. A atuação de advogados ligados à Paper, alguns com passagens pelo governo federal, reacendeu o debate sobre a legalidade e os limites da participação estrangeira em ativos estratégicos. A J&F também aponta ligações políticas da rival. A disputa jurídica, agora, avança também pelos bastidores de Brasília.

Nos siga no Google Notícias