Ex-governador dá conselhos às crianças como "tio André"
Tio André - O ex-governador André Puccinelli (PMDB) gravou uma mensagem em vídeo para as crianças do Estado ontem. Se intitulando de "tio André", pediu para que os pequenos prestassem atenção na mensagem e em seguida aconselhou que estudem bastante, aprendam a respeitar o semelhante e principalmente a cuidar ambiente, para deixar um bom Mato Grosso do Sul para os descendentes.
Fiscalização - O TCE (Tribunal de Contas de MS) decidiu designar novos conselheiros para relatar as contas anuais do governo do Estado, Ministério Público estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria Estadual e da prefeitura de Campo Grande. O presidente Waldir Neves assinou a portaria no dia 29 de setembro.
De olho - O órgão que fiscaliza os poderes do Estado designou a conselheira Marisa Joaquim Monteiro como responsável pelas contas de 2015 da prefeitura de Campo Grande. Já o conselheiro Iran Coelho das Neves será o relator das finanças das entidades estaduais.
Articulações - O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) se aproximou bastante do prefeito de Dourados Murilo Zauith (PSB) nas últimas semanas. A exposição em eventos oficiais e visita a obras indicam que Barbosinha deve mesmo ser o candidato do PSB à sucessão municipal em 2016. Fala-se em Zé Teixeira (DEM) como candidato a vice.
Polêmica - A mesa diretora da Câmara de Dourados está numa encruzilhada. O relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar sobre suposta apalpada de Maurício Lemes Soares (PSB) em Virgínia Magrini (PP) não agrada nem mesmo aos defensores de uma pena branda. A sugestão de apenas uma advertência verbal pode tornar o Legislativo alvo de protestos.
Enquanto isso - Outra preocupação é quanto à decisão do plenário. Se na sessão do dia 19 o relatório for rejeitado, o caso será arquivado. Simplesmente assim. Virgínia Magrini ainda permanece calada, esperando para ver qual vai ser a decisão de seus colegas.
ABC - A OAB nacional quer rediscutir a aplicação do hífen, não aceita o fim do trema e também pede regras mais claras no uso de maiúscula e minúscula. A Ordem já está providenciando texto a ser apresentado em novembro à Academia de Ciências de Lisboa, em Portugal, para abrir a discussão com os países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Pelo hífen - A necessidade surgiu diante de confusões dos advogados na hora de escrever expressões como “lava jato”, nome da operação que investiga a Petrobras, e também de tantas outras palavras usadas no meio jurídico, como hora extra, que para a OAB deveriam ser grafadas com hífen.
Maiúscula - Se você acha que são só suas as dúvidas na hora de escrever, a OAB também chama a atenção para o uso de maiúscula e minúscula. A palavra país, por exemplo, é usada com minúscula na maioria das vezes e a OAB quer que seja claramente definido que a inicial deve ser maiúscula quando se referir a um termo já citado. Por exemplo, se um texto mencionar Brasil e, logo em seguida, país, escreve-se País.
Saco vazio - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê um Natal ainda pior que o de 2014. A previsão é de queda de mais de 4%. A CNC também fala em redução no número de vagas temporárias abertas em todo País, em cerca de 2%.
(Colaborou Helio de Freitas, Aline dos Santos)