Google é injusto, mas tem outra opinião sobre Campo Grande
Mais bonito do mundo! - No Instagram, a Prefeitura de Campo Grande tenta cada vez mais "quebrar o gelo" e aproximar o cidadão das informações sobre o município. No fim de semana postou vídeo lindo do entardecer na Capital, com pergunta digitada no Google sobre qual a cidade com "o melhor pôr do sol do Brasil". O problema é que, quando a gente faz a mesma pergunta no Google, aparece uma lista enorme, sem Mato Grosso do Sul. Uma injustiça, diga-se de passagem.
Pelo em ovo - O juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos julgou improcedente mandado de segurança impetrado em 2019 pelo Sindicato dos Fiscais Tributários. Eles reclamaram de que a Superintendência de Administração Tributária incluiu ovos embalados em uma lista de produtos in natura. Por isso, feirantes e pequenos produtores não pagariam ICMS. O Sindicato reclamou, alegando que só por ser embalado, o produto perderia a característica in natura.
In natura - Os argumentos não foram suficientes para convencer o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, que disse que não é porque os ovos são embalados que perderam a condição de produto in natura e não industrializado. O juiz também pontuou que a Sefaz não inovou em normas, apenas deu orientação sobre como aplicar a política tributária estadual.
Bolsonaristas - O deputado estadual Carlos Alberto David (PL), o Coronel David, e o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), conhecido como o Gordinho do Bolsonaro, participaram juntos de um programa de rádio no interior e surpreenderam os ouvintes. Eles tiraram foto e encaminharam para o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), no Whatsapp, que retornou. “Quando ele viu a foto disse que se a gente quisesse, ele gostaria de participar. Aí o Rodolfo ligou pra ele e já entrou no ar”, conta David.
Mais frequente - Simpático, Bolsonaro falou de amenidades. O Coronel David revelou que, ultimamente, o ex-presidente tem sido mais ativo nas conversas com os apoiadores. “Ele quer organizar a oposição. E pra isso precisamos estar coordenados naquilo que realmente interessa”, explicou o parlamentar. Ele afirmou que as conversas agora têm uma média de três a seis vezes, por mês.
Puxar voto - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está finalizando o calendário para a eleição de conselheiro tutelar, que ocorre em outubro. Já foi montada uma comissão para conduzir o processo. Campo Grande tem 25 conselheiros, distribuídos em cinco unidades. As eleições ocorrem a cada 4 anos. O desafio é fazer a comunidade participar. Em 2019, só 20 mil pessoas compareceram para votar, menos de 4% do eleitorado.
Papel relevante - A importância dos conselheiros está em evidência na Capital, depois da morte de uma criança de 2 anos por espancamento, após várias denúncias. O caso acabou revelando a infraestrutura limitada oferecida às cinco unidades. Na verdade, Campo Grande deveria ter pelo menos nove conselhos - o padrão é uma unidade a cada 100 mil habitantes. Para concorrer, os interessados vão primeiro fazer um curso e passar por prova de conhecimento. É necessário ter mais de 21 anos e formação superior.
Menos burocracia - A Prefeitura de Campo Grande criou comitê para buscar medidas que tornem mais simples os trâmites para a atuação de empresas, conforme a Lei de Liberdade Econômica, de 2019. O trabalho do grupo é simplificar o registro, licenciamento e meios de melhorar a articulação com Estado e União. O comitê tem até 31 de maio para elaborar projeto de lei e até o fim do ano para propor normas administrativas mais eficazes. Serão nove membros, incluindo um do Estado e um do Sebrae.
Ato ecumênico - O diretório regional do PT divulgou nota confirmando ato ecumênico no sétimo dia de morte do deputado estadual Amarildo Cruz. O evento será na sexta-feira (24), às 19h, na Rua das Garças, nº 2320, no Bairro Autonomista. Na oportunidade, foi solicitado que as pessoas levem 1 kg de alimento perecível e roupas para doação.
No Japão - O senador Nelsinho Trad (PSD) foi convidado pelo Governo do Japão a cumprir missão diplomática de “embaixador de Mato Grosso do Sul para Nações”, que inclui o continente asiático. Ele ficará uma semana no país do sol nascente.