Lei Maria da Penha
Muitos casos
Seis anos depois que a Lei Maria da Penha foi criada, Campo Grande vai ganhar uma nova vara para cuidar do tema na Justiça Estadual. A que foi criada em 2006 não está mais dando conta do volume de casos de violência contra a mulher que param na Justiça.
Data
A instalação da segunda Vara da Violência Contra a Mulher já foi marcada pelo Tribunal de Justiça. Será no dia 23 de novembro, no Fórum da Capital.
Os números
Levantamentos do Tribunal sobre a ocorrência de processos com base na Lei Maria da Penha justificam a criação da nova unidade. São pelo menos 500 casos novos a cada mês só em Campo Grande. Com a nova, os processos vão ser divididos entre as duas.
Pergunta indiscreta
No fim de semana, o jornal Folha de S. Paulo narrou conversa no mínimo pitoresca entre o senador Delcídio do Amaral e uma das filhas dele. Segundo a coluna Painel, a menina tinha uma prova de história e disse ao pai que cairia o tema “Mensalão”, pedindo ajuda para explicar o que foi.
Resposta
Delcídio, conforme o jornal paulistano, saiu pela tangente. Ex-presidente da CPI dos Correios, que originou a ação penal sobre o tema, Delcídio disse à filha, conforme a coluna, que não era a pessoa mais adequada para falar do tema. E ainda recomendou que pesquisasse no Google e assistisse a TV Justiça.
Silêncio
O senador, que é frequentador assíduo das redes sociais, não fez comentários sobre o assunto. Em seu Twitter, rock e futebol foram os assuntos preferidos do fim de semana.
Cadê
E por falar em Fluminense, a piada mais recorrente ontem após a consolidação do título do time carioca foi sobre a dificuldade de encontrar, por essas bandas, torcedores comemorando o tetracampeonato tricolor.
Fornecedor
Mato Grosso do Sul é um dos focos da empresa israelense Tama, que vai construir uma fábrica de embalagens plásticas usadas nas colheitadeiras de algodão. O Estado é um dos maiores mercados para o produto no País, junto com Goiás, Mato Grosso e Bahia.
Investimento
A fábrica da Tama será construída bem longe de MS, na Bahia, na cidade de Feira de Santana, mas o foco inicial é fornecer para os quatro estados, e ainda exportar para países como Argentina.
Amor ao rádio?
Para quem está prestes a assumir a prefeitura da principal cidade do Estado, surpreendeu o fato de o prefeito eleito Alcides Bernal voltar a dedicar parte do seu tempo a um programa de rádio. Será que ele vai continuar?