No aquecimento da campanha, Reinaldo encontra rivais
Know-How político - À frente das articulações no PSDB para a sua sucessão, Reinaldo Azambuja tem conversado com praticamente todos os pré-candidatos. Seguro dos seus passos e padrinho da candidatura do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o governador recebeu, em reuniões fechadas e em dias alternados, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), o ex-governador André Puccinelli (MDB) e a deputada federal Rose Modesto (PSDB), todos pré-candidatos.
Expectativa - Durante lançamento de obras e entrega de viaturas que serão usadas na “Operação Lei Seca”, o diretor do Detran, Rudel Trindade, arrancou aplausos da plateia, maioria formada por funcionários do órgão, quando anunciou aumento no valor do auxílio alimentação. Não revelou, no entanto, quando e o percentual do reajuste.
Para los niños - O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, foi outro que deixou os servidores do Detran animados. Revelou que autorizou a reabertura da creche com capacidade para atender 120 crianças (já tem inscritos 80), revelando que o prédio já está equipado e seu funcionamento só depende da assinatura de convênio com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o que deve acontecer no máximo em 60 dias.
Em boas mãos - A reestruturação da creche custou R$ 300 mil. Entre outros serviços prestados as crianças, segundo Rudel Trindade, estão apoio pedagógico, uniformes e alimentação. O trabalho, com os pequenos, vai ser coordenado pela professora da UFMS Ordália Alves de Almeida, que, na lista de títulos, possui pós-doutoramento na área da Sociologia da Infância na Universidade do Minho, em Braga (Portugal).
Sem blá-blá-blá - Reinaldo Azambuja (PSDB) rasgou elogios a Tereza Cristina (DEM), ministra da Agricultura, ontem durante evento do seu governo. Em conversas adiantadas para a aliança eleitoral deste ano, o governador disse que a ministra não é de “conversa fiada, de blá-blá-blá”, tem prestado “relevantes serviços ao país” e, os dois, têm ideais e princípios políticos parecidos.
Aliados em 22 - Prováveis aliados para as eleições deste ano, Azambuja não esconde o desejo de ter seu grupo político e o de Tereza Cristina num mesmo palanque pedindo votos para o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, pré-candidato ao governo do Estado. Riedel e a ministra, aliás, tem sido vistos juntos na maioria dos eventos públicos realizados no interior do Estado nos últimos dias.
Troca de partido – Corre nos bastidores, inclusive, que está quase certa a ida de Tereza Cristina para o PP (Partido Progressista), o que a deixaria livre para apoiar Riedel em Mato Grosso do Sul, uma vez que o DEM deve deixar de existir ao fundir-se com o PSL para a criação do União Brasil, sigla que no Estado tem pretensão de lançar Rose como candidata.
Carona - O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), voltou para terras sul-mato-grossenses, nesta quarta-feira (9), “de carona” no avião de Onyx Lorenzoni. O ministro do Trabalho e Previdência veio a Campo Grande para participar do lançamento do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Alan, por sua vez, estava em Brasília (DF) cumprindo agenda no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com Tereza Cristina.
Comparando – O presidente da Assomasul, Valdir Júnior (PSDB), presenteou o ministro gaúcho com pacotes de tereré. Lorenzoni poderá, agora, experimentar a “versão gelada” do mate, muito apreciado no Rio Grande do Sul.
Vai de churrasco? - Por vídeo, a ministra Tereza Cristina disse que queria estar em Campo Grande para poder levar o ministro a uma churrascaria sul-mato-grossense. Em tom de brincadeira, ele disse que poderia comparar o sabor das carnes assadas aqui e lá.