ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 34º

Jogo Aberto

Pela 2ª vez em 12 dias, avião da Presidência pousa na Capital

Anahi Zurutuza e Gabrielle Tavares | 29/11/2022 06:00
Vídeo feito por leitor mostra avião na Base Aérea de Campo Grande. (Foto: Reprodução)
Vídeo feito por leitor mostra avião na Base Aérea de Campo Grande. (Foto: Reprodução)

Ninguém sabe, só quem viu – Pela segunda vez em 12 dias, avião oficial da Presidência da República foi visto na BACG (Base Aérea de Campo Grande). O que faltaram desta vez foram explicações. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Planalto pelo telefone e depois de muita insistência, a servidora, que se identificou apenas como recepcionista, disse que não havia ninguém no setor, porque havia sido decretado ponto facultativo nesta segunda-feira (28), para que servidores pudessem assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra a Suíça.

Fato – A Base Aérea não quis dar detalhes. Por meio da assessoria de imprensa, disse apenas que essa informação era restrita ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Fato é que aeronave com a mesma pintura dos aviões presidenciais foi filmada por leitor do Campo Grande News, às 7h55 de ontem, no pátio da BACG. No dia 16 de novembro, a última vez que um dos veículos de transporte aéreo oficial havia sido flagrado no local, a informação era de que se tratava de um treinamento.

Sem compromissos – No vídeo, enviado à reportagem pelo leitor, ele até faz menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL) estar em Campo Grande (MS), mas outro fato é que o chefe da nação não tinha nenhum compromisso oficial da agenda desta segunda-feira. Os aviões da Presidência não transportam exclusivamente o presidente. Ministros ou outras autoridades podem viajar nas aeronaves se houver autorização do Planalto.

Sumiço – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) está à procura da certidão cartorária que comprova a morte de Luccas Abagge, 32 anos. Ele morreu no dia 10 de setembro em confronto com a Polícia Civil de Fátima do Sul. Conforme informado à época pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais), a troca de tiros aconteceu numa casa onde ele se escondia, sete dias depois da fuga cinematográfica da PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Como assim? – Conforme registrado pelo MP no processo aberto contra Abagge por falsidade ideológica, a Polícia Civil de Fátima do Sul “informou que não consta a certidão de óbito no inquérito policial que tramita naquela delegacia e que o óbito não foi registrado no cartório local”. O juiz Marcelo Guimarães Marques determinou, então, que a delegacia localize o documento em 20 dias. A comprovação da morte é necessária, por exemplo, para arquivar a ação penal.

Quem é mesmo? – Luccas era filho de Beatriz Abagge, conhecida pelo “Caso Evandro”, a morte do menino de 6 anos  em Guaratuba (Paraná), no ano de 1992. Ele estava foragido da Justiça paranaense, onde acumulava condenações por homicídios. Foi preso em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, depois de ser abordado na noite do dia 18 de junho e apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa, em nome de Evandro Oliveira Ribeiro. Ele estava com a esposa, que disse desconhecer que o marido era foragido e que acreditava que seu nome fosse mesmo Evandro.

Sorteio – Depois da agenda oficial para a sanção da lei que cria a Política Estadual de Alternativas Penais em Mato Grosso do Sul, com objetivo de reduzir o número de pessoas encarceradas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez o tradicional sorteio de metade do seu salário, referentes aos meses de setembro e outubro. Dentre as 120 entidades aptas a participar da premiação, a ACBR (Associação Campo-grandense Beneficente de Reabilitação) e IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico) foram os contemplados da vez.

Plantão – A Prefeitura de Campo Grande está empenhada mesmo em arrecadar os impostos atrasados. Nesta segunda-feira (28), dia em que servidores de várias repartições foram dispensados do trabalho bem mais cedo, para assistir a partida entre Brasil e Suíça, a Central do IPTU funcionou normalmente para receber os contribuintes em débito com município. O programa que dá descontos para os cidadãos negociarem as dívidas vai até dia 20 de dezembro.

Arte no Paço – Projeto da administração municipal, o Arte no Paço inaugurou nesta segunda-feira (28) a oitava e última exposição de 2022, com as obras de Regiane Spolon. Até o dia 28 de dezembro, o público poderá admirar e comprar as peças produzidas com a utilização de folhas de árvores.

Vernissage – Nesta terça-feira (29), a partir das 19h, a Prefeitura, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), inaugura mais uma exposição de trabalhos de artistas contemplados com o I Prêmio Ipê de Artes Visuais. Serão expostos os lambe-lambe, junto de registros fotográficos, de Léo Mareco, e as pinturas a óleo de Kim Matos. O vernissage acontece na Galeria de Vidro, dentro da Plataforma Cultural, que fica na Avenida Calógeras, n.º 3.015. A entrada é gratuita.

Nos siga no Google Notícias