ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Prefeito é colocado contra a parede após aumento de IPTU

Adriel Mattos | 21/12/2021 06:00
Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. (Foto: Divulgação/PMB)
Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. (Foto: Divulgação/PMB)

Na Justiça – A lei complementar que reajustou em 40% o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Bonito está cada dia mais criando polêmica na cidade distante 297 km de Campo Grande. Agora, um advogado entrou com ação popular para suspendê-la.

Não podia – José Anezi de Oliveira sustenta que o projeto entrou na Câmara Municipal para ser votado em regime de urgência, que depois foi cancelado. Em seguida, os vereadores decidiram, por 7 votos a 4, analisar o texto com urgência. “A tramitação, em regime de urgência, infringiu norma explícita descrita na Lei Orgânica Municipal. No aspecto material, infringiu normas insculpidas na Constituição Federal. Cotejando o teor do Projeto de Lei Complementar nº 10, de 15 de outubro de 2021, chega-se à conclusão que tanto o Poder Legislativo quanto o Poder Executivo de Bonito estão ‘brincando de fazer leis’”, escreveu Oliveira.

Não é bem assim – A prefeitura já emitiu nota esclarecendo o caso. A publicação aponta que há defasagem de 20 anos e que o município está em situação financeira difícil. “O reajuste visa corrigir uma defasagem de mais de 20 anos no valor dos imóveis na cidade, o que significa maior valorização dos bens e também se faz necessária para cumprir com compromissos fiscais do município, que somam mais de R$ 15 milhões, entre dividas com a União e comprimento de TACs (Termo de Ajustamento de Conduta)”, diz a nota.

O prefeito – A coluna procurou o prefeito Josmail Rodrigues (PSB) para comentar, mas não obteve resposta até o fechamento.

Sem diferenças – O deputado federal Vander Loubet (PT) vem demonstrando que pode trabalhar mesmo ao lado de adversários políticos. Na segunda-feira (20), ele esteve na comitiva do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), em Porto Murtinho.

Estamos juntos – Vander é natural de Porto Murtinho e já foi visto em outras agendas de Reinaldo. No último dia 10, o petista acompanhou o governador em compromissos públicos em Três Lagoas.

Férias – Com o início do recesso, deputados estaduais já estão aproveitando o período de descanso. A coluna mostrou que Amarildo Cruz (PT) aproveitou para cair na piscina no domingo (19).

Tchau – João Henrique Catan (PL) postou uma foto com a família no Instagram. “Vamos recarregar as baterias e, no retorno, estaremos com mais força para persistir nos objetivos que queremos alcançar em 2022”, escreveu.

Dicas – Jamilson Name (sem partido) aproveitou para dar dicas de turismo. Ele iniciou uma série de posts indicando destinos dentro do Estado. “Para te inspirar, iniciamos com Jardim, linda cidade que fica a 50 km de Bonito e é tão bela quanto”.

Sigo aqui – Já o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) ainda não parou. Na segunda-feira (20), se reuniu com a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB). “Conversamos sobre política e também da possibilidade de mais investimentos nos setores da saúde e infraestrutura do município”, publicou no Facebook.

Nos siga no Google Notícias