ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Ratinho vai pescar no Pantanal e se revolta com fumaça

Por Gabriela Couto e Jhefferson Gamarra | 14/09/2024 07:00
Onça fotografada por Ratinho durante pescaria. (Foto: Reprodução)
Onça fotografada por Ratinho durante pescaria. (Foto: Reprodução)

Fumaceiro - O apresentador de TV, Carlos Massa, o Ratinho, está pescando no Pantanal, mas o passeio perdeu o charme diante dos incêndios no bioma. A sorte de ver uma onça às margens do rio não diminuiu a indignação com o fumaceiro na região. "Nosso Pantanal é lindo demais. Olha só a nossa companhia de pescaria hoje: uma onça-pintada! Vamos cuidar da nossa natureza, pois é dela que vem nosso alimento", disse.

Homem diabólico - Outro artista que resolveu entrar na campanha contra o fogo foi o DJ Alok. Em vídeo com mais de 1 milhão de visualizações no Instagram, ele lembra que mais de 8 milhões de hectares foram queimados no Pantanal e Amazônia, o que equivale a 52 cidades de São Paulo. "Se a natureza tivesse uma religião, o diabo seria o homem", postou Alok.

Tchau Lasanha - A senadora Soraya Thronicke está de luto. Perdeu nesta semana o gatinho Lasanha. Segundo ela, foi o primeiro bichano da sua vida. "Dói saber que não vou mais vê-lo correndo pela casa com as outras crianças. A saudade já começa a bater forte, e o vazio que ele deixou é imenso. Adeus, Lasanha, meu amigo. Você sempre será lembrado com muito amor e carinho", comentou.

Direto da França - O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck está em Paris, com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, participando da reunião LIDE Brasil-França. Uma comitiva de 35 empresários brasileiros de grandes corporações está na capital francesa para um encontro exclusivo com o presidente Emmanuel Macron, no Palácio Élysée, a residência oficial do chefe de Estado francês. A missão brasileira é formada por dirigentes do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, Lide França, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fiems, Fiesp e Firjan.

Urgente, mas nem tanto - A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido do Município de Batayporã para realizar publicações institucionais sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família durante o período eleitoral. O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado contra a solicitação, argumentando que o prazo para a campanha de regularização do Cadastro Único foi prorrogado até 31 de dezembro de 2024, permitindo tempo suficiente para a divulgação após as eleições. Diante disso, a juíza Cristiane Aparecida Biberg concluiu que não havia urgência que justificasse a publicidade durante o período de restrições eleitorais.

Essa pode – Apesar de vetar a propaganda institucional sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, a juíza Cristiane Aparecida Biberg autorizou o Município de Batayporã a veicular uma campanha publicitária voltada à atualização vacinal e vacinação antirrábica. Na sentença, a juíza ressaltou que, embora a legislação eleitoral restrinja a publicidade institucional nos três meses que antecedem as eleições.

Precedente - A campanha solicitada possui caráter informativo e educativo, o que a enquadra nas exceções previstas em lei. A magistrada ainda mencionou precedente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que já autorizou campanhas de vacinação em contextos similares, desde que não haja referência a entes municipais e o conteúdo seja estritamente voltado à orientação da população.

Aprovado - A Coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande aprovou os projetos de construção de duas novas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) na cidade: a nova sede do CAPS Infanto-Juvenil Samuel Chaia Jacob no Jardim Paradiso e o CAPS AD Infanto-Juvenil no bairro Guanandi. A aprovação foi baseada no parecer nº 002/2024 da Comissão Intersetorial de Saúde Mental e ratificada na 447ª Sessão Ordinária do Conselho, realizada em 28 de agosto de 2024.

Decreto - A Prefeitura de Campo Grande decretou a criação do Comitê Municipal da Rota de Integração Latino-Americana (CGRILA) em Campo Grande. O CG-RILA será composto por 14 membros, com suplentes, divididos entre representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. Entre os órgãos governamentais, estão a SIDAGRO, Gabinete da Prefeita, SECTUR, Procuradoria-Geral do Município, Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos, Câmara Municipal e Receita Federal. Da sociedade civil, participarão entidades como a ACICG, CDL, Sindicato Rural, SETLOG, OAB/MS e SEBRAE/MS. A SIDAGRO terá o presidente nato do comitê.

Nos siga no Google Notícias