Site que espalhava fake news é derrotado
Fim da linha – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) venceu definitivamente demanda judicial contra o Facebook e o dono de página na internet, Demétrius Brasil, que fez publicações difamatórias contra ele. Ainda em 2020, quando as postagens foram feitas, o chefe do Executivo municipal havia conseguido liminar no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para que o Facebook as excluíssem.
Últimos acertos - Em janeiro deste ano, a própria defesa de Marquinhos informou
à Justiça a perda do objeto da ação, uma vez que o site havia sido tirado do ar. No Facebook, a página também não é mais atualizada. Agora, uma audiência de conciliação foi marcada para os últimos acertos, como, por exemplo, quem vai arcar com honorários de advogados e custas processuais.
Todo cuidado é pouco – O Campo Grande News também já precisou tomar medidas judiciais contra essa e outras páginas na internet e em redes sociais que utilizavam a nossa marca para espalhar fake news.
Mentira – E falando em mentira... A segunda-feira (14) foi dia de mais uma “notícia” falsa envolvendo o nome de Adélio Bispo, preso em Campo Grande (MS) desde setembro de 2018, tomar a internet. Desta vez, perfil no Twitter fez post, cedinho, dizendo que o ataque ao presidente Jair Bolsonaro, hoje no PL, havia sido arquitetado por partido político.
Depoimento fake – A informação teria sido dada em novo depoimento prestado por Adélio, que ocupa cela na Penitenciária Federal de Segurança Máxima, na Capital. Horas depois, a Folha de S. Paulo e outros jornais desmentiram a postagem feita por perfil anônimo. No início da tarde, PF (Polícia Federal) confirmou que Adélio não prestou novos esclarecimentos.
Viral – Já era tarde. O post já havia sido retuitado mais de 600 vezes e o assunto já estava entre os mais comentados da rede social.
Homenagem - A rodovia MS-454 que dá acesso ao Distrito de Forte Coimbra, em Corumbá, poderá ser denominada como Ruiter Cunha de Oliveira, ex-prefeito da Cidade Branca por três vezes, nas gestões de 2005, 2008 e 2016. Ruiter faleceu durante o exercício de seu terceiro mandato em novembro de 2017.
Conterrâneos - O Projeto de Lei 21/2022, que prevê a mudança do nome da rodovia foi protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado Evander Vendramini (Progressistas), que atuou como vereador em Corumbá durante as gestões de Ruiter.
Fitness – O deputado federal Fábio Trad aproveitou o fim de semana para “correr” atrás do prejuízo e se exercitar. Acompanhado dos primos, o advogado criminalista José Belga Trad e o libanês, Nagib, ele fez 12 km de caminhada, do Aeroporto de Campo Grande até o Indubrasil. “Ainda dá para fazer um pouquinho mais, mas vamos com calma”, disse ao concluir o percurso.
Estrutura – O trajeto supervisionado pelo professor de Educação Física, Jaime Junior, que deixou água a disposição dos alunos em pontos estratégicos. Além disso, os “atletas” tiveram a companhia da equipe de filmagem, que produziu o vídeo do parlamentar, pré-candidato à reeleição, para as redes sociais.