ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

UFMS aparece em ranking das melhores do mundo

Anahi Zurutuza | 13/10/2022 06:00
Dentre 1,8 mil universidades avaliadas, UFMS aparece depois da posição 1.500. (Foto: UFMS/Divulgação)
Dentre 1,8 mil universidades avaliadas, UFMS aparece depois da posição 1.500. (Foto: UFMS/Divulgação)

Ranking internacional – Fundada há 43 anos, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está entre as 62 instituições brasileiras que aparecem na lista da consultoria britânica Times Higher Education, que divulgou nesta semana seu ranking anual com as melhores universidades do mundo. O estudo é feito com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional.

Posição – Na lista que contém 1,8 mil instituições, a UFMS está depois da posição 1500, conforme divulgado pelo Estadão, e não é a primeira vez que a unicidade pontua no ranking internacional. Em julho, pelo terceiro ano consecutivo, a UFMS foi classificada como a 98ª melhor da América Latina pela mesma consultoria britânica. À época, 197 estabelecimentos de ensino superior latino-americanos foram avaliados.

Fora da lista – Mato Grosso do Sul ficou de fora de levantamento feito pela Folha de S. Paulo sobre assédio eleitoral, por que o MPT (Ministério Público do Trabalho) no Estado não disponibilizou dados para a reportagem. Segundo a matéria, divulgada na terça-feira (11), o órgão apura ao menos 197 denúncias de tentativa de coação de empregados em 23 estados e no Distrito Federal desde o início da campanha deste ano.

É crime – O MPT informou à Folha que o número de denúncias subiu expressivamente após o primeiro turno. Diante do quadro, divulgou uma nota técnica em que orienta atuação de procuradores diante das denúncias de ameaças contra funcionários para induzi-los a votar em um ou outro candidato. Quem tem esse tipo de conduta, patrão ou superior hierárquico, pode ser penalizado, tanto na esfera trabalhista como na esfera criminal, porque os artigos 299 e 201 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) definem como crime a prática, podendo resultar em pena de reclusão de até 4 anos e multa.

Em campanha – Nos discursos de apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, Simone Tebet (MDB) já havia dito que estaria nas ruas do Brasil trabalhando pela eleição do adversário no primeiro turno até o dia 30 de outubro, quando acontece o segundo turno. Ela também não tem economizado na campanha nas redes sociais. Ontem (12), Dia das Crianças, ela compartilhou link de entrevista que Lula deu à Folhinha (seção infantil da Folha de S. Paulo), no início de setembro.

Pitacos – Simone também tem dado pitacos para o marketing do ex-presidente. Sugeriu que apoiadores de Lula passassem a usar branco em manifestações públicas, ideia que foi adotada pela organização de ato na segunda-feira (10) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ). O panfleto chamando para o evento dizia “pelo amor e pela paz, vamos usar branco”. Para a sul-mato-grossense, o vermelho, por ser uma cor associada ao Partido dos Trabalhadores, pode afastar eleitores quem rejeitam Jair Bolsonaro (PL), mas relutam em votar no PT.

De cabeça – A senadora deve participar da propaganda eleitoral para Lula na TV, conforme apurado pela coluna da Mônica Bergamo, na Folha, mas não ao lado do petista. Ela avalia manter as críticas ao PT, mesmo durante a campanha, mas sempre ressaltando que “há algo maior em jogo”.

Contra – A Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), entidade representativa dos magistrados vinculados ao Tribunal Regional Federal da 3ª região, publicou nota, nesta quarta-feira (12), repudiando propostas de aumento do número de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal ) e de mudança na organização do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), assunto que rendeu dorzinha de cabeça para a campanha de Jair Bolsonaro (PL) essa semana.

Judiciário livre – Para a entidade, as pretensas reformas têm como objetivo principal “colocar um freio na atuação do Poder Judiciário e formar uma Suprema Corte mais alinhada com o governo”. A Ajufesp ressaltou que o “Judiciário livre e independente é a base da democracia”.

Agendas – O apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho,  estará nesta quinta-feira (13) em Campo Grande para agenda de apoio à Capitão Contar (PRTB). O famoso caminhará pelo Centro, participará de programa de TV e depois de almoço, sempre ao lado do candidato ao governo. Eduardo Riedel (PSDB) concede entrevista para rádio e emissores de televisão, além de se reunir com lideranças e apoiadores à tarde e à noite.

Nos siga no Google Notícias