Vale até usar cadelinha para sensibilizar eleitor
Cãodidata - Vale até apelar para sensibilidade de pais e mães de pets quando o assunto é voto. A cadelinha Val virou estrela de campanha política pela prefeitura de Campo Grande. Adotada ainda filhote, ela ganhou banho especial e roupinha nova para participar do programa de TV de Rose Modesto e falar sobre necessidade de ajudar protetores.
Dupla de milhões - A primeira-dama Mônica Riedel teve um parceiro de ouro na aula de Pilates, o paratleta Yeltsin Jacques. O registro foi feito pela fisioterapeuta, Ana Thome que definiu os alunos como "dupla de milhões". “Ganhei o dia”, comentou Ana.
Único da região - Enquanto os estados das regiões Norte e Nordeste lideram as adesões ao programa de câmeras corporais para agentes de segurança pública, coordenado pelo Ministério da Justiça, Mato Grosso do Sul se destaca como o único estado do Centro-Oeste a integrar a iniciativa.
Mudou de lado - E olha que no início de 2024 a Secretaria de Justiça negava qualquer intenção do tipo, Os estados que aderirem ao programa deverão seguir as diretrizes definidas pelo governo federal que exigem o uso obrigatório das câmeras corporais em operações policiais, ações ostensivas e em situações de contato com detentos.
Intimados - Convite de vereador André Luís Soares (PRD), o professor André, para audiência públicas das secretarias de Saúde e de Finanças, parece mais uma intimação. "Convite especial aos candidatos vereador e prefeito. Eles têm que entender das contas públicas e o que está acontecendo nas secretarias”.
The flash - Em tempo recorde de três dias, os deputados receberam, discutiram, votaram e encaminharam para sanção o Projeto de Lei 207/2024, que antecipa a etapa de habilitação das licitações para a contratação de obras de engenharia. Isso tudo para aprovar o texto antes da folga de uma semana antes da eleição.
Contra - O deputado estadual, João Henrique Catan (PL), fez questão de discutir a mudança durante a votação na sessão ordinária desta quinta-feira (26). O parlamentar aponta que a mudança dá brecha para corrupção institucional. "Dará condições aqueles empresas que já têm todos os anos o contrato feitos e refeitos sem nenhuma chance para renovação de contratantes".
Falhou - Mesmo declarando aos sete ventos a posição contrária, o "não" de Catan não foi registrado pelo sistema de eletrônico de votação do plenário. O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), brincou com o colega dizendo que era um sinal, da "vontade dele de votar sim". Mesmo com o problema técnico, o voto foi computado e o placar da votação terminou em 19 sim e 1 não.
Bombeiros nas escolas - Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de lei do vereador Ademar Júnior, o Coringa (MDB), que autoriza do Poder Executivo a realizar processo seletivo e concurso público para atuação de bombeiros civis nas escolas municipais, EMEIs da cidade e centros de convivência do idoso. A proposta segue para sanção da prefeita
Dia do Perdão - Também foi aprovado na sessão desta quinta-feira (26) o Projeto de Lei nº 11.368/24, que institui o Dia Municipal do Perdão, a ser celebrado, anualmente, em 30 de agosto. A proposta é dos vereadores Ronilço Guerreiro, Gilmar da Cruz, Dr. Sandro, Edu Miranda e Clodoilson Pires.