Vereador “cria” novo tipo de moção para homenagear amigo
“Moção de amizade” – As moções são instrumentos dos vereadores para manifestar apoio, pesar ou protesto em relação a acontecimento ou ato de relevância pública ou social acontecida na Capital. Entretanto, o vereador Juari Lopes (PSDB), conhecido como Professor Juari, estabeleceu uma nova categoria: a Moção de Amizade.
Valeu por existir - O parlamentar apresentou na sessão ordinária do dia 24 de fevereiro, uma moção a um amigo, simplesmente pelo “apoio que carrega consigo”. Como justificativa, o vereador alegou que o congratulado é um amigo que o acompanha por muitos anos. Destacando que o amigo é “um homem honesto, de bom coração e de uma confiança inigualável”.
Para elas – O Governo de Mato Grosso do Sul está renovando o arsenal das forças de segurança e dentre as aquisições, estão 1.220 pistolas Glock. Em entrevista do Campo Grande News, Reinaldo Azambuja (PSDB) informou que as armas serão, preferencialmente, destinadas às policiais mulheres, por serem de mais fácil manuseio.
Repúdio - Foi impossível para alguns dos parlamentares de Mato Grosso do Sul se calarem diante do comportamento atroz do deputado estadual Arthur do Val (Podemos) na Ucrânia em guerra, na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, este 8 de março. “Oportunista, desumano e ignorante quem vai a uma guerra e comete crime de difamação contra mulheres que estão sendo obrigadas a abandonar seus lares, pais e companheiros. Algumas sendo violentadas por soldados como se fossem espólio de guerra”, publicou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) no Twitter.
No palanque – No fim de semana, o deputado federal, Fábio Trad (PSD-MS) abriu o discurso durante o lançamento da pré-candidatura do irmão, Marquinhos, em Campo Grande, se solidarizando com as mulheres da plateia. “Peço licença para homenagear em primeiro lugar as mulheres presentes e aproveitar para repudiar com veemência e indignação a fala de um deputado do Estado de São Paulo que fez referências misóginas, odiosas, discriminatórias, como se mulher fosse uma coisa, um produto de supermercado. Viva as mulheres do Brasil!”
Desculpas – Colega de Fábio na bancada federal, Luiz Ovando (PP) diz estar envergonhado. “Fui surpreendido com áudio chocante de um deputado estadual, cujo teor é inqualificável. Estamos todos envergonhados com o que ouvimos. Somos maridos, pais, irmãos, filhos e amigos. Peço desculpas a todas as mulheres por tamanho desatino e afronta ao ser humano.”
Limites – Reaberta desde a semana passada, a Câmara de Campo Grande limitou a 100 pessoas o público que pode assistir às sessões no Plenário Oliva Enciso. A Casa passou fevereiro fechada devido à nova onda da covid-19.
Legado – O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, deixará o cargo para concorrer a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. No evento de lançamento da pré-candidatura de Marquinhos, um cartaz na entrada do clube de campo da Associação Nipo Brasileira trazia uma estrela que "voltará a brilhar", em referência ao ex-governador Pedro Pedrossian.
Ressurgindo – O evento no sábado (5) marcou a volta à cena política de três ex-vereadores. Waldecy Nunes, o Chocolate; Francisco Luís do Nascimento, o Saci; e Marcos Alex de Melo, que ficou conhecido como Alex do PT. Ele deixou o partido em 2018.
Fora do jogo – Alex não deve disputar nenhum cargo este ano, mas vai entrar na campanha de Marquinhos. "Gosto da política, ela nunca saiu da minha vida. Marquinhos foi testado e aprovado, foi excelente gestor e Adriane [Lopes, vice-prefeita] vai continuar esse projeto", disse.