ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Jogo Aberto

Xadrez político para encaixar Simone deve rolar até domingo

Anahi Zurutuza e Izabela Cavalcanti | 24/12/2022 07:00
Lula entre Marina Silva e Simone Tebet (à direita) durante campanha em Minas Gerais. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Lula entre Marina Silva e Simone Tebet (à direita) durante campanha em Minas Gerais. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Xadrez – O xadrez político para encaixar Simone Tebet (MDB) no primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve rolar até domingo, conforme apuração do jornal O Globo. Nesta sexta-feira (23), o presidente eleito a convidou para ser ministra do Meio Ambiente e a parlamentar impôs uma condição: que Marina Silva (Rede) aceitasse o cargo de autoridade climática, para “dobradinha” com a sul-mato-grossense.

Partida interminável – Não rolou. Simone teve reunião de uma hora com Lula. Depois, viajou no mesmo avião que ele de Brasília a São Paulo, conforme apuração da imprensa nacional. Durante à tarde, entidades ligadas ao Meio Ambiente criticaram a possibilidade da senadora ser titular do Meio Ambiente, sob o argumento de que ela é liga ao agro e subiram a hashtag #TemQueSerMarina, no Twitter. O dia terminou em indefinição, embora Lula diga que vai encontrar uma maneira de Simone ser ministra.

Inclusão – A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), sancionou duas leis voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. A Lei 6.972, de 22 de dezembro deixa agendado para todo o mês de julho a Campanha de Conscientização e Informação sobre o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) na Capital. De acordo com a legislação, o objetivo é informar e conscientizar à população sobre a importância do diagnóstico precoce e as possibilidades de tratamento para a síndrome.

Surdos – Outra lei sancionada neste fim de ano é a de número 6.974, de 22 de dezembro, que cria o Programa Empresa Amiga do Surdo no Município de Campo Grande. O programa destina-se a toda empresa, estabelecimento comercial, financeiro ou prestador de serviço, público ou privado, que deseja certificar-se como “Empresa Amiga do Surdo”. Estas devem promover acessibilidade para pessoas surdas, e disponibilizar capacitação técnica em libras aos seus funcionários colaboradores para atendimento ao público.

Luto generalizado – O Governo do Mato Grosso decretou luto de três dias pela morte da ex-primeira-dama Maria Aparecida Pedrossian, a viúva de Pedro Pedrossian, que governou o Mato Grosso dentre 1966 e 1971. Ele morreu em 2017, aos 89 anos. "Recebemos com muita tristeza a notícia da morte da ex-primeira-dama Maria Aparecida, uma mulher que fez parte da nossa história. Eu e minha esposa desejamos que Deus conceda a força necessária nesse momento para toda a família”, lamentaram o atual governador e primeira-dama do Mato Grosso, Mauro e Virginia Mendes.

À moda antiga – Fora de Campo Grande, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), enviou telegrama, recurso pouco utilizado em tempos de WhatsApp, ao deputado estadual eleito, Pedro Pedrossian Neto, prestando condolências pela morte da avó. Na carta, o governador desejou que “neste momento de luto e tristeza, Deus possa confortar toda a família”.

Por aqui – A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) também decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de Maria Aparecida. “Mulher forte, aguerrida e sempre em defesa dos mais carentes, a ex-primeira-dama nos deixa um imenso legado de trabalho na área social. Sua partida entristece não somente os parlamentares da Assembleia Legislativa, mas a toda a população sul-mato-grossense”, declarou o presidente da Casa, Paulo Corrêa, no ato.

Na Capital – Em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) declarou luto oficial de três dias nas repartições públicas municipais pelo falecimento da ex-primeira dama de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Maria Aparecida Pedrossian. Conforme a publicação, neste período, a bandeira da Capital será hasteada a meio mastro.

No escurinho do cinema... – A nostalgia do escurinho dos cinemas de rua já pode ser vivida no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho. Isso porque a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul recebeu como doação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) um projetor de cinema fabricado em 1971 e que era utilizado no Teatro Glauce Rocha. O equipamento funcionava a base de dispositivo de carvão ativado e agora, está exposto no saguão do espaço cultural.

Nos siga no Google Notícias