Após reforma, portas gigantescas integraram e resolveram o calor em casa
O desconforto térmico durante quase todo o dia dificultava o uso da varanda que virou espaço gourmet, integrando salas e piscina
Portas e janelas amplas iluminam as salas, mas, quando bem projetadas, têm efeito duplo. Além de iluminação, servem como conforto térmico caso alguma parte da casa sofra com a constante presença do sol. Era o caso da residência no Condomínio Damha, em Campo Grande, que ficou um bom tempo com sua área de lazer comprometida porque os donos sofriam com o calor.
O que parece uma varanda é um ambiente de 83 m² totalmente reformado com espaço gourmet, jardins laterais e uma horta, integrados à sala de jantar próxima a cozinha. Toda essa aproximação se deu pela vontade dos donos em aproveitarem cada cantinho durante os jogos com os amigos.
“A principal queixa era o sol, o dia todo entrava muito sol nessa área, com isso não conseguiam usar a mesa de jantar e cozinha, era muito calor”, explica a arquiteta Daiana Parrela que assina o projeto com a arquiteta Lara Aguero.
A solução foi ampliar o espaço até os fundos da casa, que antes contava com apenas um gramado do lado direito e a piscina ao lado esquerdo. Mas, para não perder o contato com a área externa, no lugar da alvenaria, uma porta gigantesca tomou parte do projeto proporcionando integração e, ao mesmo tempo, proteção. “São venezianas com brises que podem ser usados totalmente aberto, fechado ou meio aberto para circulação do vento e iluminação média”, explica a arquiteta.
Além de um lazer totalmente integrada à moradia, o casal queria manter a rotina saudável dentro de casa, por isso, o segundo principal motivo foi um espaço para caminhada em volta da piscina e o aproveitamento das laterais da casa com plantas e uma horta, vistas de dentro da residência por causa das janelas baixas.
“A moradora cultiva orgânicos e queria continuar tendo sua horta, mas para que não precisasse se curvar e prejudicar a coluna, optamos por uma horta à altura, em que é possível pegar todas as verduras e temperos sem abaixar”.
Na decoração, as arquitetas seguiram a linha moderna contemporânea trazendo um tom tropical aos objetos de decoração. Já os revestimentos trazem uma tonalidade neutra, trazendo a calmaria exigida pelos donos. O verde aparente pelas janelas baixas é o que empresta ainda mais cor aos ambientes.
“Por isso, a porta é o ponto alto do projeto, uma solução para proteger o ambiente do sol e ao mesmo tempo não deixar os ambientes fechados, escuros, sem acesso a área mais gostosa da casa, que é o lazer. O brise foi criado com necessidade de proteção e harmonia dos ambientes, deixando uma ventilação cruzada com as portas. Proporcionando também uma visão bonita da casa”, completa.