Árvores, tuiuiú e corixo do Pantanal inspiram coleção de móveis
Henrique Viblin criou coleção Planícia Alagada, com móveis funcionais que homenageiam o Pantanal
Se você se interessa por design e decoração, a cidade ganhou mais um profissional no último ano e com direito a coleção nova. Henrique Viblin é natural do Paraná, mas vive em Campo Grande há 8 anos, e após uma longa pesquisa lançou mobiliários inspirados no Pantanal.
Planície Alagada é o nome da nova coleção com peças que fazem referência a árvores, tuiuiús e corixos pantaneiros.
Como toda peça de design, a cadeira, a mesa e o cabideiro, por exemplo, lançados em 2020, passaram por um longo processo até o modelo que Henrique oferece hoje. “Eu admiro muito a cultura daqui, aprendi muito com a cidade e achei que era uma forma de homenagear o lugar que tem me acolhido. A coleção coincidiu com um ano em que o Pantanal viveu uma tragédia com os incêndios. Assim eu procurei deixar a pesquisa sobre o pantanal determinar quais seriam as formas que as peças deveriam ter”, explica o designer.
“E como eu não quis impor demais o meu ponto de vista estético, muitas peças acabaram sendo um pouco literais demais em relação ao tema. Acho que valeu a pena, meu objetivo maior era fazer uma homenagem”, acrescenta.
Entre os destaques da coleção está a cadeira Tuiuiú, onde Henrique buscou captar detalhes da forma sinuosa da ave. “Tentei fazer as pernas mais gordinhas como se fosse o formato do animal, o espaldar da cadeira faz meia lua como se fosse o bico da ave”, cita.
Outra pela é a mesa de centro inspirada na água do corixo, canais que ligam as águas de baías, lagoas e alagados. “Conforme ele vai descendo ele vai se afunilando e a mesa também faz esse movimento”.
Por último, Henrique criou o cabideiro Para Tudo, inspirado nas árvores. “No caso dessa peça eu fiz um pouco mais abstrata, tentei captar muito mais a vivacidade da árvore do que a forma real.
A ideia desse projeto existe desde 2018, conta. “Mas em 2019 comecei a fazer a pesquisa e fui para parte de prototipagem, que é o que demora mais tempo. E como são formas não convencionais demora um certo tempo para criar a forma de se fabricar as peças”.
Henrique conta que o interesse pelo design surgiu ainda criança. Os pais sempre trabalharam com madeira e ele foi criado nesse ambiente. “Às vezes, olhando os retalhos de madeira, o pó da madeira, os fiapos que saíam das máquinas, tudo isso mexia com a minha imaginação. Parecia sempre que era matéria prima para alguma coisa”, lembra.
Ao crescer, passou a fazer peças para presentear familiares e amigos próximos. “Mas não cheguei a seguir carreira logo no começo, fui trabalhar com outras coisas, mas chegou um momento da minha vida que era hora de eu assumir isso e correr atrás. E vi que o design de móveis estava ao meu lado o tempo todo”, finaliza.
Todas as peças estão à venda no site ou no Instagram. Algumas têm à pronta entrega e outras são só sob encomenda. Quem tiver interesse basta clicar aqui.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.