Balanço de MS inspirado em Manoel de Barros é exposto em feira de Milão
Arquiteta Luciana Teixeira leva brasilidade pantaneira para maior feira de design do mundo
Mato Grosso do Sul marca presença durante essa semana no Salão do Móvel de Milão (Isalone) o mais importante evento internacional dedicado ao setor do design e uma das maiores vitrines mundiais do segmento, que concentra arquitetos, designers, construtoras e influenciadores do mundo todo.
A arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria-escola Supapo Criativo, de Mato Grosso do Sul, leva à Itália duas peças inspiradas na cultura do MS a Poltrona/ Balanço Brasileirinho que representa toda a malemolência e a ginga brasileira, feita na técnica artesanal de Macramê e o balanço Manoel, inspirado no grande poeta Manoel de Barros e elaborado a partir do uso de técnicas tradicionais da região do Pantanal.
O balanço é uma das criações que nasceram no Projeto Cerrado Berrante, cujo objetivo é promover a cultura de produção de produtos de design autoral na região de Mato Grosso do Sul. Em sua primeira etapa, o projeto dedicou-se ao processo de criação e produção da dupla balanço e poltrona Lídia Baís, a multiartista conhecida como uma mulher à frente do seu tempo e grande expoente cultural do estado; e o Balanço Manoel de Barros, poeta cujos versos se entrelaçam aos detalhes da natureza do Cerrado e do Pantanal.
O balanço Manoel foi selecionado por Bruno Simões, grande nome do segmento e curador da mostra brasileira promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), durante o Salão do Móvel de Milão. É a segunda vez que uma peça desenvolvida por Luciana Teixeira participa do evento e a primeira em uma exposição coletiva da Apex. “A presença do balanço na mostra coloca em destaque a riqueza cultural e a exuberância da região do Pantanal, apresentando-as ao mundo todo por meio do design como ferramenta. É também uma oportunidade para que pessoas de diferentes países se interessem pela nossa cultura e, sobretudo, pela natureza brasileira, levando a uma reflexão da importância da preservação ambiental”, pontua Luciana.
Além do balanço Manoel, a poltrona Brasileirinho, também da designer, estará em Milão na Lovato Brazilian Diversity uma exposição coletiva com 14 designers brasileiros. Ela foi sua primeira peça a ser vendida para uma indústria e deveria ter ido para a exposição, mas por conta da pandemia, em 2020, isso não foi possível. Agora, então, ela faz sua estreia em terras italianas.
O Salão do Móvel de Milão se espalha por toda a cidade de Milão e o balanço Manoel ficará em exposição até o dia 26 na Exposição Interni Design Re-evolution realizada pela ApexBrasil no circuito do Isalone.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).