Em quarto de menino, "príncipe" tem brasão da família e coroa em tapete
Quando o pequeno Osmar chegou na família, os pais o receberam como príncipe. Dentro da arquitetura clássica, o quarto foi desenhado com a sofisticação da realeza. Em tons creme e azul marinho, a iluminação em led é um detalhe a mais que trouxe requinte e delicadeza aos aposentos do mocinho.
O pedido dos pais à designer de interiores Daiana Capuci*, da It Decor, era de um quarto de menino que fosse elegante. "A gente quis trazer a ideia como se ele fosse um príncipe. Usamos um tapete de coroa e desenvolvemos o brasão no kit berço", descreve.
O resultado é apaixonante e aconchegante. As estampas do kit e a decoração ficaram restritas aos tons creme e azul marinho que contrastam com o branco dos móveis e do berço e os detalhes em madeira freijó. Distinta pela cor, este tipo de madeira traz uma certa seriedade ao quarto, mostrando a responsabilidade do príncipe, de assumir um reinado.
"É um quarto bem clássico, com iluminação em led nos nichos", apresenta a designer. No projeto, Daiana relata que procurou desenvolver um mobiliário com design, de forma que, quando o príncipe já quiser impor suas vontades, quase nada tenha de ser mudado no quarto.
"Quando ele crescer mais, é só tirar o berço e por a cama. A cabeceira já ficou ali", acrescenta. A decoração também pode sair de cena. Por ter usado os temas apenas nos acessórios e no enxoval, a inspiração que Osmar tiver, pode ser facilmente adaptada.
O charme do quarto está na luz, só pelas fotos dá para se ter uma ideia da atmosfera de tranquilidade e serenidade que o projeto buscou.
A designer de interiores usou iluminação indireta e dimerezida, que aumenta a sensação de ambiente sofisticado e acolhedor ao mesmo tempo em que mantém o conforto para o bebê. "Usei lâmpadas em led em todas as luminárias, ele é otimo para ser instalado em nichos porque não esquenta como as outras normais", observa.
O mobiliário foi todo planejado em estampa nude com detalhes em freijó. O berço e criado foram laqueados. Um tipo de pintura, semelhante ao de automóveis, muito usado entre os anos 70 e 80 e que tem voltado à decoração nos últimos anos, dando uma aparência lisinha e impecável, valorizando ainda mais o ambiente.
No quesito praticidade, a designer fez nichos com armários embaixo que nem se percebe e que se abrem com um toque. O quarto ficou, além de clássico, atemporal, para atender aos desejos do futuro rei.
*Daiana Capuci, ao lado de Thaysa Canale e Márcia Ribeiro são profissionais confirmadas para a mostra Casa Cor MS, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.