Feita com pneus e tinta, lixeira para reciclagem é barata e fácil de produzir
Muita gente não sabe o que fazer com aquele pneu usado. Ainda mais quando são aqueles desgastados que nem dá para vender como "meia vida". E nessa onda "Faça você mesmo" a gente encontrou um jeito fácil e barato de não deixar o material de borracha espalhado por aí sem uso e, de quebra, ainda incentivar a reciclagem.
Uma loja de pneus na Rua Ceará provou o quanto é simples reutilizar com investimento pequeno. Basta separar 4 pneus comuns para produzir cada lixeira. "Nós parafusamos um pneu em cima do outro, pintamos com tinta esmalte e usamos uma placa de metal com dobradiças para tampar e proteger do acúmulo de água", explica o gerente Rafael Santos.
Na internet, também não falta dica para providenciar um jeito de separar o lixo para os catadores. Outro maneira super fácil é recortar as laterais dos pneus e amarrar bem forte um ao outro com arames. O último pneu precisa ficar com lateral aberta para servir de base no solo. Para colorir, é só usar tinta de esmalte sintético ou a óleo nas cores que desejar. Geralmente, um lata com 1 litro de tinta custa entre R$ 20,00 e R$ 30,00 em lojas de materiais para construção na cidade.
Para que o pneu de apoio não acumule água e vire criadouro de mosquito da dengue, basta fazer furos no fundo e colocar pedra brita com areia, além de servir como dreno, o material garante o peso da lixeira.
Para usar os símbolos corretos, lembre que azul é para deposito de papel, a lixeira vermelha recebe plástico, verde é para vidro, marrom para material orgânico e amarelo para metal. Se você quiser ir além da divisão, ainda tem a cor laranja para resíduos perigosos e o cinza para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Veja outros modelos de lixeira e se inspire, o meio ambiente agradece.
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.