Reforma pega garagem emprestada para deixar área gourmet a cara do dono
Hoje não tem ambiente que seja mais importante numa residência do que o lugar onde as risadas se encontram com a comida e o bom papo. No projeto do arquiteto Higor Zanelato, os 60m² que agora atendem por área gourmet pegaram emprestado parte da garagem, dando o tom da reforma que deixou o espaço pronto para os donos da casa receberem os amigos.
Os donos compraram o imóvel "cru" de tudo. O casal na faixa dos 30 anos ainda não tem filhos e pediu para se ver dentro da casa.
"Como ela não tinha gesso e nem revestimento nenhum, o projeto foi pensado para criar um conceito que fosse a cara deles", conta o arquiteto. O a "cara deles" seria espaço e estrutura para receber amigos.
Os fundos só contavam com um gramado, uma bancada e uma pequena churrasqueira. "Optamos em transformar o espaço, ampliando e utilizando o fundo e a garagem", explica Higor. O espaço para os carros foi diminuído e os veículos acabaram ficando na parte sem cobertura.
O pontapé da reforma foi derrubar churrasqueira e bancada e cobrir todo o aberto com estrutura metálica.
Em seguida, foi a vez de fazer a churrasqueira, num tamanho maior, e a bancada. "Revestimos ela com uma cerâmica que imita o aço oxidável", descreve o arquiteto. Na parede da bancada, outro revestimento dá as caras, o já conhecido ladrilho hidráulico, do lado oposto vem o cimento queimado. "A gente mesclou o rústico com o moderno, que hoje vem do industrial", detalha Higor.
Onde ficava o gramado, Higor cobriu com deck de madeira e, acima dele, colocou um pergolado, criando assim um espaço reservado.
"Tem um lado com assento todo bruto, de madeira, e do outro, cadeiras modernas, estilo Eames, com braço". Durante o dia, esta parte conta com a iluminação natural, enquanto à noite as luzes são trabalhadas.
O projeto de iluminação também criou pontos diferentes. No jardim, na mesa que ocupa o deck e na bancada da churrasqueira, foram criados cenários. O mesmo aconteceu acima da bancada da churrasqueira.
"Fomos trabalhando com características de cada ambiente para a iluminação não ficar perdida e estar bem aconchegante. Em alguns lugares, trabalhamos com luz mais quente, mais amarelinha", explica.
Pronta, a área gourmet comporta 20 convidados sentados. A reforma da área levou em média 45 dias e custou aproximadamente R$ 28 mil, contando com a cobertura metálica.
Tem algum projeto bacana de arquitetura? Mande para a gente no Lado B.