Revestida de madeira, sacada vira área gourmet aconchegante em apartamento
O casal queria um cantinho de churrasco para receber a família e os amigos. Morando em apartamento, a área disponível para abrigar um almoço e papo durante a tarde seria a sacada. Em três meses, no conjunto da reforma total do imóvel, a área foi fechada com vidros, ganhou revestimento em madeira e persianas que não deixam todo calor de fora entrar.
O projeto, das arquitetas Jaqueline Menin e Mariana Paro, transformou a sacada de um prédio na Rua Euclides da Cunha, região do bairro Jardim dos Estados, na Capital, em área gourmet. "Pensamos em algo bem aconchegante, com o uso de muita madeira e iluminação para que se sentissem num ambiente bem confortável e com vontade de permanecer por lá horas e horas", explica Jaqueline.
A ideia era passar conforto, funcionalidade e beleza ao mesmo tempo. Em formato "L", a sacada tem um total de 38m². A área gourmet ficou restrita à parte maior do espaço, onde está a churrasqueira. No mesmo ambiente, o projeto revestiu as paredes com painel de madeira imbuia natural e pedra silestone bege. Material que pode ser aplicado em vários ambientes, tanto residenciais quanto comerciais, como tampos de mesa e pias. "Fizemos o uso de silestone bege que não mancha e a composição ficou muito interessante", destaca Jaqueline.
Na bancada, as arquitetas colocaram o fribogar, churrasqueira com gira grill e lixeira embutida na pedra. "São coisas para facilitar o uso na hora do churrasco", explica Jaqueline. Os donos do apartamento têm preferencia por bebidas destiladas, por isso dispensaram a cervejeira e o bar refrigerado.
A sacada foi fechada com janelas no sistema reik de envidraçamento panorâmico, que permite o ganho e a valorização do ambiente. Dentro deste sistema, os painéis de vidro não tem esquadrias e deslizam até as extremidades por trilhos e roldanas, possibilitando sua abertura e fechamento total ou parcial. Já as persianas usadas foram de um modelo de tela solar específico para não deixar o calor passar e ao mesmo tempo transmitir a claridade do dia.
"Criamos um painel vertical com plantas naturais, o mesmo foi executado pela Casa Flor. Ele possui irrigação, dando maior comodismo e praticidade a cliente que gosta de plantas", descreve a arquiteta. No fundo da sacada, o projeto também fez o uso de vasos em tons de azul com plantas de patas de vaca. "A cliente adora e nós, particularmente, também, pois ela é fácil de cuidar e deixa as varandas lindas", indica.
A madeira e as cores mais neutras deixaram o ambiente receptivo. O tamanho da área comporta almoços em família e festas entre amigos. Desde fechar à sacada até os detalhes do revestimento, a execução do projeto ficou, em média, R$ 70 mil.